Obras: Prefeitura inicia construção de Bloco Cirúrgico para castração de animais
Já está em andamento a construção do novo Bloco Cirúrgico para castração de animais, que funcionará dentro do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O novo espaço contará com quatro salas, sendo duas para cirurgias, uma para anestesia e outra para recuperação anestésica do animal, além de um local para guardar o material esterilizado, sala de expurgo e um hall de entrada. O projeto contempla também a criação de um quiosque na frente do prédio.
O médico veterinário, Nagilvan Amoury, conta que já foram feitas mais de 700 cirurgias desde o mês de abril, quando o CCZ começou a realizar castração. “O Centro atua no controle das zoonoses e uma das prevenções com relação às doenças é a castração porque atua no controle populacional dos animais. Será um bloco cirúrgico com local para cuidarmos da necessidade do animal, fazer a tricotomia, cuidar durante a cirurgia e o pós cirúrgico”, explica.
A professora aposentada, Vera Lúcia, já está acostumada a usar os serviços do centro. Ela já castrou dois gatos e realiza também os testes rápidos para Leshmaniose no CCZ. Nessa quinta-feira (24), foi a vez dela trazer a cadela Toinha, de 3 anos e meio, para castrar. “É muito importante pois evita de estar parindo demais, trouxemos dois gatos aqui para castrar. Minha irmã também já castrou seus gatos. Melhorou demais e vai melhorar mais com o novo local, graças a Deus que tem o zoonose” comenta.
Opinião semelhante tem o comerciante Raimundo Nonato que trouxe o gatinho de 5 meses da filha dele para realizar o procedimento. “Entendemos que deve haver um controle dos animais na rua e um desses controles é a castração. Um ato desses só ajuda, custo zero e excelentes profissionais, que atendem e fazem todo o procedimento e cirurgia como se fosse em uma clínica particular. Por isso, a população está aproveitando”, comemora.
A previsão para a conclusão do novo bloco cirúrgico é maio de 2020. Enquanto o novo local não fica pronto, as castrações seguem realizadas nos dias de sexta-feira e domingo pelo período da manhã. Em média, são castrados 10 animais por dia, quatro fêmeas e seis machos. A previsão é que após a construção, o volume de cirurgias semanais seja expandido.
Para realizar a castração do seu animal é preciso fazer o agendamento com antecedência, que são feitos no final de cada mês. O próximo agendamento abrirá dia 30 de novembro. Os interessados devem agendar no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com comprovante de residência e entrar na lista de espera.
Texto e fotos: Osvaldo Henriques