Obras: Primeira etapa do novo estádio municipal avança para reta final

(26 de novembro de 2020)

O sonho de ter um estádio amplo e estruturado em Marabá está prestes a se realizar. As obras de construção da 1ª etapa do novo estádio municipal entraram na fase final, sendo que internamente, no centro administrativo e arquibancada, o serviço é de acabamento. Esta semana, operários trabalham também na fabricação das tesouras metálicas, que serão utilizadas na cobertura do estádio, localizado no KM 8 da Rodovia Transamazônica, na vila São José.

Segundo Lorrany Pereira Marques, engenheira da construtora Quebec, empresa responsável pela execução da obra, de uma forma geral o novo estádio já está 45% concluído. Os trabalhos estão avançados nos vestiários, cabines de rádio e TV, além de outros espaços do bloco administrativo, que já contam com toda parte de revestimento finalizada, bem como, colocação de piso, louças e assentamento de granito. O objetivo dos trabalhos é finalizar os espaços destinados ao público e aos profissionais de imprensa, que vão trabalhar na cobertura dos jogos.

“O nosso próximo passo agora vai ser a estrutura metálica, onde nós iremos fazer a cobertura do estádio. Estamos trabalhando na fabricação de 19 tesouras [metálicas]. Elas são fabricadas no chão e depois içadas nos pilares existentes. Posteriormente, iremos fazer o campo de futebol, são dois serviços bem expressivos aqui na obra. Fora isso, falta instalação elétrica, instalação do elevador e serviços complementares”, esclarece a engenheira da empresa ao informar também que o campo já tem 50% do nivelamento para receber o gramado.

De acordo com Alex Amoury, engenheiro da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), o novo estádio terá capacidade inicial para 2.500 torcedores, podendo ser ampliada para atender até 25 mil pessoas, quando estiver totalmente pronto. A previsão de conclusão da primeira etapa é para o inicio de 2021.

“Está quase tudo pronto. Esta parte de acabamento é aquela parte que geralmente fica mais escondida: emassamento, revestimento cerâmico, piso granitina, parte hidráulica, dentre outros serviços. Acredito que no próximo mês a cobertura com estrutura metálica vai dar uma visão melhor do estádio”, enfatiza o engenheiro.

As obras do novo estádio municipal de Marabá estão orçadas em R$ 7.328.627,31 (sete milhões trezentos e vinte e oito mil, seiscentos e vinte e sete reais e trinta e um centavos). Os recursos são provenientes de convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento 

Veja outras fotos: