Obras: Projeto de Assentamento Tibiriçá recebe serviços de recuperação de vicinais
A aposentada Genoveva Alves tem 68 anos e mora há mais de 30 anos no Projeto de Assentamento (PA) Tibiriçá, na zona rural, distante cerca de 20km do perímetro urbano da cidade. O PA recebeu, ao longo do mês de junho, serviços de recuperação de estradas vicinais que somam cerca de 60 km de extensão.
“A estrada melhorou bastante, a poeira diminuiu porque a gente andava caindo nos buracos com lama. Agora nós já temos o ônibus, fica mais fácil para sair e voltar. Até agora está bom”, comenta a aposentada.
Durante vinte dias, uma equipe com oito agentes Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SEVOP) trabalhou com duas caçambas, uma motoniveladora e uma retroescavadeira nas vias da região ajudando a melhorar a locomoção dos moradores do PA que tem cerca de 400 famílias.
Outra pessoa que sentiu as mudanças positivas trazidas pelo serviço de recuperação foi a neta de Dona Genoveva, a estudante Adriana Reis, de 15 anos. “Melhorou bastante porque quando a gente ia pra escola não tinha ônibus porque tinha bastante buraco e lama e ele atolava. Quando a gente saía melava os pés e agora melhorou muito, fica melhor para sair, ir para a escola quando as aulas voltarem”, relata a estudante.
Sandra Sousa tem um comércio à beira de uma das vicinais do PA Tibiriçá onde vive há três anos junto com seu esposo. Eles têm cinco filhos, três em idade escolar. Ela conta que a recuperação das vias melhorou bastante a vida de todos.
“No inverno era muito triste a nossa situação, o ônibus escolar não podia transportar os alunos por causa do acesso e agora o ônibus vai passar, com as ações nas vicinais melhorou bastante. Eu só tenho a agradecer à gestão municipal. Nós conseguimos mais clientes no nosso comércio que agora tem acesso para vir aqui”, destacou a comerciante.
Os serviços também ajudam a melhorar as condições das vias para a passagem de veículos além do transporte escolar, como observa o aposentado Raimundo Brito. “Melhorou bastante porque quando eu vinha para cá, a estrada era ruim, cheia de buracos e quando chovia eu não conseguia andar com a minha moto. Já sou um idoso de 69 anos, mas agora está bom demais, foi um ótimo serviço”, pontua.
O PA Tibiriçá foi contemplado com os serviços a partir das demandas da própria comunidade e uma parceria do mandato do vereador Franklandes Matos e a gestão municipal. Segundo o vereador, algumas vicinais não recebiam melhorias há muitos anos. Ele comenta a importância de ouvir a comunidade e a relação com o poder público.
“Hoje a gente fica feliz com a satisfação da população. É uma parceria saudável, forte. A gente percebe que o sentimento e o olhar da população é de buscar uma ferramenta que defenda seus interesses. Nós fizemos uma reunião antes de encaminhar os requerimentos, fizemos reunião para o cronograma de trabalho e vamos fazer outra reunião agora ao término para ouvirmos o retorno da população”, pontua o vereador.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento