Obras: Sevop intensifica reposição de tampas de bueiros devido a furtos
Uma prática criminosa vem acontecendo no município e coloca em risco a integridade física das pessoas. Nos últimos meses, aumentou o número de registro de furtos de tampas de bueiro fabricadas em ferro e a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), intensificou o trabalho para reposição das tampas.
De acordo com Jeferson Souza Cruz, Coordenador de Pequenos Reparos/Sevop, as tampas de ferro estão sendo substituídas pelas fabricadas em concreto, porém muitas ainda são de ferro, principalmente em ruas com drenagem para facilitar o escoamento da água pluvial e uso desse tipo de tampa é fundamental.
“É um fato lamentável ter que substituir as tampas porque as pessoas estão furtando o material. Isso é grave porque as pessoas estão se acidentando, caindo nos buracos devido a falta da tampa. Estamos repondo as tampas e esta semana, muitas tampas da Avenida Antônio Maia foram repostas”, explicou Jeferson Cruz.
Desde o início de 2022 já foram levadas mais de trinta tampas em ferro. Na manhã desta segunda-feira, 10, uma equipe foi deslocada para recolocar as tampas nos bueiros. A equipe vai percorrer todo o trajeto da passagem do Círio em Marabá e consertar os bueiros sem tampas.
O percurso será da Avenida Antônio Maia até a Folha 16, um trecho entre a Folha 26 e 32 já recebe a equipe que está recolocando as tampas no bueiro. No cruzamento entre a Avenida Paraíso e Avenida Boa Esperança, no bairro da Liberdade, o bueiro também recebeu nova tampa em concreto.
A Sevop pede que a população denuncie a prática de furto de tampas de bueiros para evitar prejuízos ao erário público e a integridade física das pessoas vítimas de acidentes.
O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio