Obras: Ruas do bairro Independência recebem pavimentação de concreto

(30 de novembro de 2020)

 A rua Gabriel Pimenta, no bairro da Independência, é a via onde seu Jonas construiu uma casa e mora com a família. Ele conta que espera a mais de duas décadas pelos serviços de infraestrutura e agora a pavimentação. “Foi uma longa espera, mas eu sabia que um dia iria acontecer e hoje está acontecendo. Nesse tempo de chuva não tinha quem passasse nessa rua e agora está uma maravilha, morar aqui era uma dificuldade, mas está mudando”, disse seu Jonas Ramos.

Jonas Ramos

As duas principais vias do bairro Independência, ruas Gabriel Pimenta e Avenida Adelina, estão recebendo serviços de pavimentação em concreto armado. Este tipo de pavimentação é adequado quando a via encontra-se próxima a canais e nascentes d’água ou se há registros de alagamentos.

As vias, antes dos serviços de pavimentação, receberam também drenagem e terraplanagem. De acordo com o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e obras Públicas, a pavimentação em concreto armado tem uma durabilidade mínima de 20 anos. “O uso do concreto armado, ou pavimento rígido, em corredores urbanos apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge 20 anos aproximadamente, sendo duas vezes superior ao pavimento convencional sem nenhuma intervenção, que dura em média 10 anos”, explicou o engenheiro.

A dona de casa Sebastiana Oliveira Alves não esconde a alegria em ver a rua em que mora receber a pavimentação. “Muita gente dizia que esse asfalto não ia chegar e eu dizia calma, calma que vai chegar, e chegou! Só aqui já estou com 27 anos e graças a Deus chegou. Aqui está tudo bom porque antes era viver na poeira e na lama e só tenho a agradecer pelos serviços na minha rua, e está muito bonito, muito bonito”, afirmou dona Sebastiana Alves.

Sebastiana Oliveira

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Paulo Sérgio

Veja outras fotos: