Obras: Ruas do núcleo Cidade Nova vão receber pavimentação em concreto

Depois de quase 40 anos esperando para ver a rua pavimentada, o Seu Pedro Bernardo dos Santos, de 70 anos, está prestes a ter seu antigo desejo realizado. É que a rua São Francisco, no trecho entre a Avenida Alfredo Monção e Avenida Gavião, no núcleo Cidade Nova, está recebendo serviços de infraestrutura, e dentro de mais algumas semanas estará pavimentada.

“Antes aqui era de mal a pior. Nunca fizeram nada. O asfalto passou foi longe. Só era promessa aqui na rua, nós que pagavámos alguém para fazer manutenção na rua e agora eu estou vendo que a obra vai pra frente mesmo”, disse seu Pedro Bernardo.

Seu Pedro Bernardo dos Santos

A rua São Francisco recebe o serviço de terraplanagem. Nesta via, especificamente, o pavimento será em concreto, ou pavimento rígido. Neste caso, requer um tempo maior para aplicação do concreto, mas o resultado é uma pavimentação mais segura, duradoura e resistente às ações de uso diário e do tempo.

O engenheiro civil Fábio Moreira, Secretário Municipal de Obras, explica que a decisão de optar pelo pavimento em concreto nestas vias, se deu em razão da especificidade do terreno. “Geralmente são pontos onde há nascentes d’agua e são lugares onde há histórico com problemas no pavimento asfáltico (CBUQ), o de concreto suporta melhor nesse tipo de terreno”, explica.

Seu Sebastião Gomes Brito, mora na rua São Francisco, e assim como seu Pedro, disse que os moradores só recebiam promessa da pavimentação da rua em que moram. “Era difícil morar aqui, cheia de buracos, estava quase intrafegável. Foi uma longa espera, mas enfim alguém olhou por nós, porque no passado, só recebíamos promessa e mais promessa”, conta o aposentado de 69 anos.

Seu Sebastião Gomes Brito

Liberdade e Jardim Vitória

Outras ruas nos bairros Liberdade e Jardim Vitória também recebem serviços que antecedem a pavimentação em concreto. São as ruas Piauí, Maranhão e Travessa Goiás, vias extensas que iniciam em um bairro e finalizam em outro.

Na Travessa Goiás, um trecho está sendo feito o meio-fio, e posteriormente serão colocadas as placas em concreto. Em outro trecho, as máquinas ainda realizam a terraplanagem,  o que também está acontecendo na rua Maranhão. Já na rua Piauí, os operários também trabalham na colocação do meio-fio.

A pavimentação dessas ruas faz parte de um pacote de obras, que está sendo executado através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Banco do Brasil.

Veja outras fotos: 

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade