Obras: Serviços de drenagem avançam nas Folhas 12 e 13

As Folhas 05 e 11 serão as próximas a receberem as máquinas da Prefeitura

Iniciou esta semana o serviço de imprimação das ruas da Folha 13, na Nova Marabá. A imprimação é um revestimento de asfalto que antecede a pavimentação definitiva, serviço essencial para dar mais qualidade à obra. A área que vem recebendo esse serviço já foi completamente drenada para a vazão das águas pluviais. Após o asfalto as ruas receberão ainda sarjeta e meio fio.

Outras ruas da Folha 13 continuam recebendo o serviço de drenagem e posteriormente também receberão pavimentação. De acordo com o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), o serviço de drenagem já avançou para a Folha 12, onde também receberá pavimentação. Com o andamento da obra, a Cosanpa foi acionada para fazer manutenção da rede de distribuição de água.

O fotógrafo José Sobrinho, morador da Folha 12, acompanha os serviços de drenagem das ruas do bairro. Ele conta que há tempos não havia nenhum serviço sendo realizado no bairro. “Tenho 30 anos aqui e agora que vejo algum serviço que não seja lá pro centro. Ver máquinas aqui era um sonho”, afirma.

Na Folha 12 as máquinas realizam a drenagem em duas ruas simultaneamente. Outros setores já começam a ser preparados para receber a frente de serviço. Após a drenagem e construção das bocas de lobo, as ruas receberão o serviço de terraplanagem e compactação do solo, base de preparação para receber a imprimação e asfalto.

Os serviços de drenagem e pavimentação das Folhas 05, 11, 12 e 13 estão orçados em mais de 12 milhões de reais (R$ 12.638.883,75). Os recursos são provenientes de convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo Federal através do Ministério das Cidades e Caixa.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva

ACESSIBILIDADE
X