Obras: Sevop faz drenagem para sanar problemas de alagamentos na Avenida Manaus

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Viação e Obras (Sevop) está trabalhando na obra de drenagem que vai acabar de vez com os alagamentos na Avenida Manaus, no Bairro Belo Horizonte. A obra está orçada em R$ 2.574.908,06 e deve ser finalizada nos próximos 15 dias pela empresa Construtora Central do Brasil (CCB).

Jaime Pessoa da Silva, engenheiro da CCB, disse que para evitar os alagamentos no local, está sendo feito um sistema de drenagem que vai aumentar a capacidade de coleta e ao mesmo tempo, de escoamento da água que se concentra rapidamente durante as chuvas.

“Entre a Avenida Manaus com a Rua Curitiba, é um ponto de inflexão, onde converge todas as águas daquela grande bacia que é formada pela Avenida Manaus, desde a Avenida Nagib Mutran. Dá quase 400 mil metros quadrados de área e a concentração de água é muito rápida”, ressalta o engenheiro.

O engenheiro explica ainda que a obra de grande importância para os moradores é muito complexa e exige grande capacidade técnica. Ele enfatiza que no local, já existe um PV de drenagem com grade, mas infelizmente não consegue suportar o volume de água.

“Por isso, está sendo feita uma segunda caixa lateral de 3 metros por 1,40, que vai dobrar essa capacidade de coleta, de captação. São duas redes de manilhas, que dá aproximadamente 950 metros, uma rede dupla de 1.200 que vai dobrar também a capacidade de escoamento”, destaca Jaime.

A obra que já passou pela fase de escavações de até 4,5 metros de profundidade, avançou para a construção das caixas coletoras e revitalização da caixa existente, depois disso, a obra deve ser finalizada com a terraplenagem e pavimentação inclusive da Rua Curitiba, informou o engenheiro da CCB.

ACESSIBILIDADE
X