Sevop: Quatro escolas da zona rural ganham revitalização e ampliação
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop) realiza serviços de revitalização e ampliação em escolas da zona rural do município.
Na Vila Sororó, a ampliação da Escola Ruan Pablo da Conceição Moreira consiste em um novo bloco com quatro salas de aula. As equipes já executaram a fundação, estruturas e pisos, faltando apenas o revestimento de cerâmica. A laje já está em finalização para o início da cobertura.
Na parte de revitalização, os serviços estão concentrados na revisão das instalações elétricas e do telhado, na substituição de parte do piso e das portas, e instalação do piso tátil. Além disso, os banheiros também passarão por revisão na estrutura.
A Escola Nagib Mutran, na Vila Capistrano de Abreu, passa por ampliação com novo depósito de materiais, cozinha, diretoria, sala dos professores, refeitório e um pátio coberto onde a fundação e estruturas já foram finalizadas.
Já a revitalização, acontece com pintura, troca de telhado e revisão dos sistemas elétrico e hidráulico já existentes.
A Escola Adão Machado, na Vila Três Poderes, passa por ampliação e contará com mais quatro salas de aula, refeitório coberto, cozinha e novos banheiros. O serviço também contará com a revitalização de toda a estrutura da escola.
Enquanto na Escola Maria Montessori, na Vila Alto Bonito, as equipes já finalizaram a construção de um muro para cercar a escola, que antes não havia.
O engenheiro Eliton dos Santos Silva, fiscal das obras pela Sevop, ressalta a importância dos serviços de revitalização e ampliação nas escolas do município, empreendidos pela secretaria.
“O objetivo das reformas nessas escolas é manter o padrão de qualidade, que é deteriorado ao longo do tempo pelo uso e pelas intempéries do tempo. É um processo natural de manutenção feito pela Sevop nos prédios públicos do município, principalmente nos sistemas hidrossanitários, elétricos e coberturas. Já as ampliações são importantes para atenderem as demandas que devem, na medida do possível, acompanhar o crescimento da comunidade e atender as mudanças, socioeconômicas, culturais e espaciais, como, por exemplo, os dispositivos de acessibilidade, ponto importante em todas as obras do município”, explica o engenheiro.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Sevop