Obras: Unidade Básica de Saúde vai beneficiar os bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia

A inauguração da UBS está prevista para o dia 13 de agosto

A Prefeitura de Marabá está trabalhando nos últimos detalhes para a entrega da Unidade de Básica de Saúde (UBS) Edvan Xavier, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Coca-Cola, que vai beneficiar os moradores do Bairro Araguaia.

A UBS já está com toda a estrutura física pronta, e nesta quarta-feira, (29), operários trabalhavam apenas nos ajustes da rede elétrica, que vai alimentar o prédio. Na parte interna, onde o mobiliário está completo, o serviço é de limpeza e organização.

Mônica Borchart, diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que a UBS é completa em todos os quesitos de Unidade Básica de porte II. De acordo com Mônica, o posto de saúde conta com 5 consultórios, um ampliado, odontológico com duas cadeiras, salas de curativo e de vacina, gerência, banheiros adaptados, copa, recepção, expurgo, destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente e também poderá ser utilizado para a guarda temporária de resíduos, e farmácia.

“Além disso, vai oferecer todos os serviços: coleta de PCCU, toda a parte de imunização, atendimento médico e odontológico. Já vamos iniciar com dois médicos, 4 enfermeiros, odontólogos, toda a parte de regulação para os exames, então com todos os serviços contemplados pela Unidade Básica”, informa a diretora.

Raimundo da Silva Santos Filho mora no bairro há 10 anos, com a mulher, os quatro filhos e a sogra. Segundo ele, a inauguração do posto será de grande benefício porque sempre que precisava de atendimento de saúde, deslocava-se até o KM 07, e muitas das vezes à folha 11, uma realidade das comunidades daquela localidade.

“A gente fica muito feliz porque ficou muito tempo parado, desde 2016. Aí reformaram graças a Deus e pra nós vai ser muito bom. Agora sim, com a inauguração vai ficar mais fácil pra gente, tanto para nós da Coca, quanto para o Bairro Araguaia, são dois bairros muito carentes”, enfatiza o ajudante de construção civil, que mora em frente à UBS.

Raimundo da Silva Santos Filho

A inauguração da UBS está prevista para acontecer no próximo dia 13 de agosto.

Veja outras fotos: 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Barros 

 

Acessibilidade