Obras: Vila União ganha Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada

A comunidade da vila União, distante 140 quilômetros do centro de Marabá, se reuniu na quinta-feira (30), para acompanhar a cerimônia de reinauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Romário Barbosa. A entrega foi realizada respeitando todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da covid-19.

A nova UBS Romário Barbosa foi completamente reformada e ampliada e conta com salas de vacina,  de triagem, de procedimento (sutura), consultórios médico e de enfermagem, farmácia, recepção, banheiros com acessibilidade, expurgo (equipamento para despejo de secreções ou materiais que ofereçam algum tipo de risco), esterilização e regulação.

“Muitas vilas vêm recebendo benefícios importantes e com uma atenção especial à saúde e aqui na vila União estamos fazendo a entrega de uma nova Unidade de Saúde que possa suprir as necessidades da população”, ressaltou o Secretário de Saúde de Marabá Valmir Moura, durante a cerimônia.

Secretário de Saúde de Marabá Valmir Moura

O poder legislativo foi representado pelos vereadores Alécio Stringari e Tiago Koch. “A gente buscou junto ao prefeito buscar recursos para somar a essa obra e hoje estamos satisfeitos com os serviços e o novo postinho de saúde que está sendo entregue para a população”, disse o parlamentar Tiago Kock.

Tiago Kock, parlamentar
Alécio Stringari, parlamentar

A nova Unidade de Básica de Saúde está sob a gerência a cinco meses do enfermeiro Matheus Lemos que vem trabalhando para melhorar os serviços e afirma que com a nova estrutura os usuários serão mais bem acomodados, “a importância é ter um atendimento de qualidade para a população dando mais estrutura com salas equipadas, médicos e servidores que possam dar uma resposta mais eficiente para nossos usuários”, disse.

enfermeiro Matheus Lemos, gerente da UBS

Quem precisa dos serviços médicos na vila gostou do novo prédio e da nova realidade no atendimento, como o produtor rural José Muniz Araújo.  “Ter um posto com esta estrutura é maravilhoso porque Marabá [o centro urbano] está distante e quanto mais serviço de qualidade nós termos, melhor será para a comunidade”, reitera.

Produtor rural José Muniz Araújo

Carolina Porto, coordenadora de saúde, segurança e meio ambiente da empresa Buritirama Mineração, destacou a parceria da empresa com a UBS referente ao reforço no atendimento médico. “É importante essa parceria e já estávamos trabalhando juntos para atender à população, inclusive disponibilizando médico para atendimento na plataforma telemedicina, que possibilitou atendimento diário para esta unidade, entre outros trabalhos realizados em parceria”, disse Carolina Porto.

Camila Porto, rep. da Buritirama

Homenagem

Romário Barbosa, o homenageado que dá nome à UBS, irmão da fundadora da vila União, dona Edith Barbosa dos Santos, ajudava voluntariamente na distribuição gratuita de medicamentos à comunidade, antes da construção do posto de saúde. Em razão disso, dona Edith, após o falecimento de Romário, vítima de malária, doou o terreno para construção da UBS e homenageou o irmão no ano de 1998.

Veja outras fotos: 

 

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Sérgio Barros 

Acessibilidade