Secult: Curso de capacitação para agentes culturais reúne 60 participantes
Na sexta-feira (11), os fazedores de cultura de Marabá participaram de uma oficina promovida pela Fundação Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp) e Secretaria de Cultura (Secult) para elaboração de projetos culturais nos futuros editais, a serem lançados pelas leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Rouanet.
“Durante a manhã fizemos a leitura das leis e durante a tarde a elaboração de um projeto. Mandei um edital que está aberto e eles elaboram o projeto para o edital. Já exercitando a sua notoriedade para trabalhar com os projetos culturais, que futuramente possam vir. E, esse projeto, já pode ser estilizado nos editais que estão abertos”, explica Lette Trindade, ministrante da oficina.
O curso de capacitação para os agentes culturais durou 15 horas e contou com cerca de 60 participantes. Uma delas foi a advogada, escritora e ativista cultural Cláudia Chini, que é ativa na cena cultural da cidade, mas nunca se inscreveu para nenhum edital.
“Estou vindo do zero. Participo de projetos da cultura de Marabá, mas sempre foi um questionamento muito grande de nós que praticamos seja a dança, circo, poesia, artes da nossa cidade. Essa dificuldade de conseguir produzir de forma individual. Temos uma efervescência cultural brilhante na cidade, mas com poucas pessoas tendo acesso à questão dos fomentos. Isso aqui vem para pluralizar isso. Atender esse anseio de como essas pessoas podem fazer para se tornarem mais independentes”, comenta Cláudia.
Com algo já planejado, Márcio Brito espera aprender a fazer projetos. “Vim pela motivação de conseguir fazer esses projetos de forma bem desenvolvida e levar cultura a vários lugares. Nunca elaborei um projeto e quando abriu a vaga corri pra me inscrever, tenho bastante vontade de fazer e estou aqui pra isso. Estamos fazendo um projeto “Em Todo Canto” para levar oficinas musicais para locais espalhados e ensinar música para galera”, conta.
A monitora mobilizadora da região de Carajás, Regilane Guajajara, conta que o curso está disponibilizado para outras secretarias dos municípios da região, mas que Marabá foi a cidade com o maior número de inscritos.
“Entrei em contato com as secretarias de cultura da região e através do contato conseguimos ter esse espaço para ofertar essa capacitação. Grande oportunidade para o município, para valorização da cultura e acesso a ela. Temos uma cultura rica e diversa e essa é uma oportunidade muito grande. Fico muito feliz que tivemos várias pessoas. Creio que teremos um resultado positivo quando os próximos editais forem lançados”, completa Regilane.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom