Gestão: Ordem de serviço para construção de novo Hospital Materno Infantil em Marabá é assinada pelos governos Estadual e Municipal
Na tarde de quarta-feira (4), o Governador Helder Barbalho, ao lado do prefeito Tião Miranda, do vice-prefeito Luciano Dias e de outras autoridades políticas da região assinaram a Ordem de Serviço para o início da construção do Hospital Materno Infantil Regional que ficará localizado em Marabá.
Previsto para ser concluído em 2026 na Folha 29, Núcleo Nova Marabá, o Hospital Materno-Infantil deve gerar cerca de 200 empregos no pico das obras. A área construída terá 10.318 metros quadrados.
“A obra é fundamental para a região. Temos o nosso Hospital Materno Infantil (HMI) do município que supre a região, mas está sobrecarregado. Mais uma obra de maternidade aqui vai dar uma vida nova pra região, vai ajudar muito nossas crianças a nascerem”, comentou o prefeito Tião Miranda.
Está previsto que hospital tenha quatro pavimentos, com espaços de emergência e clínicas pediátricas, ginecológicas e obstétricas; consultórios médicos e odontológicos; unidades de tratamento intensivo neonatal, infantil e adulto; espaço para realização de exames (raio-x, ultrassom e tomografia); laboratório de análises clínicas; estrutura de banco de leite; centros cirúrgico, obstétrico e de parto, e blocos de enfermaria e apoio.
A Kelvia Duarte Moreira, 50 anos, comemorou a chegada da obra para região. “Hoje vim compartilhar a felicidade da minha tia Marlina que é idosa e não tinha uma casa. Foi beneficiada pelo programa do Governo do Estado de moradia e comemorar o início da construção do hospital que é muito importante para nós mulheres. Dá dignidade até o parto. Ficamos tão felizes quando alguém tem um bebe. É gratificante para o município de Marabá a construção de mais um Materno Infantil”, celebra.
Estão projetados 90 leitos de internação pediátrica (41) e obstétrica (49), e outros 45 de internação intensiva (UTI), sendo 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI Neonatal, 10 de UCI Neonatal e cinco para o método Mãe Canguru, e mais 10 leitos de observação.
O vice-prefeito Luciano Dias destacou a importância das parcerias realizadas entre Prefeitura e Estado, não só na construção do Hospital como na construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiunas que ligará a Nova Marabá, da Folha 33, à Cidade Nova, por meio do Vale do Itacaiunas.
“A parceria do Governo do Estado é fundamental para que possamos avançar cada vez mais nas obras de infraestrutura aqui na cidade, agora com a ordem de Serviço para o Materno Infantil Regional que vai contemplar toda a região. Mas também com a parceria da construção da ponte, pois a mobilidade urbana de Marabá é fundamental e a gente vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas”, comenta Luciano.
Os gestores também realizaram visita ao canteiro de obras da ponte da nova ponte sobre o Itacaiunas, que terá 525 metros de extensão e 12 metros de largura. A obra é executada por meio de convênio, firmado pelo Governo do Estado com a Prefeitura de Marabá e está orçada em R$ 103 milhões.
“O início das obras do HMI, obra fundamental para a qualidade da saúde e da população. São 145 leitos, sendo 40 de UTI. Uma estratégia para garantir à mãe e bebês atendimento de qualidade e dignidade e ser uma referência da estratégia de saúde materno infantil para região sul e sudeste do Estado. Obras também estão ocorrendo como a Policlínica, a Usina da Paz , a nova ponte e todo um conjunto de avanços de infraestrutura e obras importantes para cuidar do povo de Marabá”, ressaltou o governador Helder Barbalho.
Segurança
Além das obras, foi realizada a entrega de cinco motocicletas para a Guarda Municipal de Marabá (GMM). Os veículos são de 300 cilindradas, equipadas com giroflex e strobo e já estão documentadas para uso da GMM. Agora a guarda da cidade passa a contar com 15 motos para ajudar na segurança da população.
“Estamos com a parceria de Plano de Incentivo de Fortalecimento da GMM assinado pelo Estado. Temos sempre parcerias com o Detran e outros órgãos do Estado com a Polícia Militar e Civil. O Estado como reconhecimento desse trabalho e da melhoria dos dados de violência na cidade vem coroar a gente com essas motos, trabalhando em conjunto para melhorar o atendimento ao cidadão. Sempre buscando a paz social e segurança pública”, conclui Jair Guimarães, titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI).
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes / Paulo Sérgio / Sara Lopes / Rosana Araújo