Educação: Alunos aprendem ordem unida em projeto na Escola Municipal Cristo Rei
A Ordem Unida, como o próprio nome já menciona, é definida pela execução de movimentos de uma única vez, de maneira rápida e exata, externando a disciplina, obediência e o espírito de liderança. E é isso que os alunos da Escola Municipal Cristo Rei, no Bairro Jardim União, aprendem todas às terças e quintas-feiras, no projeto “Ordem Unida”, em parceria com a Guarda Municipal de Marabá (GMM) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Para não atrapalhar o desenvolvimento na sala de aula, o “Ordem Unida” funciona sempre no contraturno de aula dos alunos. Gleide Hartuique, diretora da escola, explica que este projeto nasceu há quase cinco anos na escola para trabalhar a disciplina, o alinhamento, a coordenação do aluno. “Após a criação desse projeto, suscitou o projeto de música, para ajudar na cadência da ordem unida dos alunos. Como o espaço da nossa quadra ficou pequeno para os alunos participantes, hoje os treinos acontecem também nas ruas, com o acompanhamento da GMM. Já estamos nos preparando para desfilarmos no dia sete de setembro do ano que vem. Os alunos amam esse projeto, é um resgate do civismo que estava, muitas vezes, perdido nas escolas”, destaca.
De acordo com o inspetor Souza, coordenador da Ronda Escolar da GMM, é muito importante que a guarda trabalhe juntamente com a comunidade escolar. “O projeto busca ensinar a disciplina, ajudando a inibir crimes e violência dentro desse ambiente, resgatando muito do que as escolas, por diversos fatores, perderam. É um projeto piloto muito importante para o município e que tem dado certo, até mesmo a evasão de alunos diminuiu”, reitera.
Para que os alunos se organizem, foram escolhidos xerifes dentre os alunos da escola, que é uma espécie de comandante de um pelotão, que representam uma turma específica, e são escolhidos por desempenho escolar e bom comportamento. Leandro Silva está no 9° ano e foi um dos escolhidos para ser xerife e exerce essa função desde o início do projeto. “Nós, xerifes, fazemos da escola um lugar melhor, zelando por ela. Levamos avisos aos nossos colegas, ajudamos na organização da escola. Eu gosto muito de ser xerife, é uma sensação muito boa e não quero deixar de ser”, conta.
Além do projeto da Ordem Unida foi montada uma banda para ajudar na cadência da ordem unida. Maik Silva, do 7° ano, é um dos integrantes dessa banda e toca flauta. “Toco há quase cinco anos, treino quase todos os dias, a gente se reúne, revisamos as músicas, aprendemos um novo repertório. Isso me incentivou a aprender novos instrumentos para tocar na minha igreja”, completa.
Veja outras fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento