Festejo Junino: Órgãos municipais e estaduais de segurança se reúnem para discutir estratégias
Durante a manhã desta segunda, 12, os órgãos de segurança do município (DMTU, Guarda Municipal e DMSP) e do estado, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, participaram de uma reunião para discutir as estratégias de segurança durante a realização do 36º Festival Junino de Marabá. A reunião contou com participação da equipe de Vigilância Sanitária e Código de Postura.
O secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio, apresentou às autoridades presentes a estrutura que será montada no local do festival, como arquibancadas, palco, área de shows e praça de alimentação, com as tradicionais barracas com venda de comidas típicas.
“Como nós sempre fazemos na véspera de grandes eventos, convidamos os órgãos de segurança para que as pessoas que vão acompanhar a festa possam se sentir seguras e tranquilas. Cada órgão irá responder e ter sua responsabilidade dentro de sua linha tendo em vista que o festejo junino é a maior festa da cidade”, destacou Genival.
De acordo com Crescêncio, o número de grupos juninos que devem se apresentar durante o Festival chega a 35, incluindo um Boi-Bumbá mirim e um Pássaro Rouxinol, manifestação cultural que estava desaparecida há mais de 40 anos e retornou com apresentações desde o ano passado.
O local da montagem da estrutura será na Praça do Pescador, bairro Santa Rosa, núcleo Marabá Pioneira, onde há mais de 10 anos se realiza o tradicional Festejo Junino da cidade. O secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, alerta que devido às vias de acesso serem estreitas a população deverá ter cautela e muita atenção nos dias de realização do evento.
“Essa reunião é para afinar o papel de cada um, para que possamos ter uma festa com mais segurança. Porém, os acessos são estreitos e as pessoas vão estacionar ao longo das ruas. Teremos guardas fazendo ronda. O DMSP, Guarda Municipal e o DMTU ficarão em locais estratégicos para organizar entrada e saída de veículos”, ressalta.
O evento inicia no próximo dia 23 de junho e segue até o dia primeiro 1º de julho. Dia 23 acontece a abertura com o Arrastão dos grupos juninos, com concentração na praça Duque de Caxias, seguindo pela orla até o local das apresentações e finaliza a primeira noite com a escolha da Rainha da Diversidade.
Entre 24 e 28 de junho, serão realizadas as apresentações das juninas e a escolha dos cinco primeiros colocados de cada categoria. Nos dias 29, 30 e 1º de julho, os cinco premiados voltam a se apresentar na arena. Este ano, o corpo de jurados será composto por quatro nomes, sendo três do Tocantins e um do Maranhão.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio