Segurança: Órgãos do município realizam rondas, fiscalizações e orientações durante a semana
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) realizou as rondas diárias em praças e vias públicas da cidade além da orla da Marabá Pioneira, hospitais municipais e feiras, como do bairro Laranjeiras e da Folha 28. Agentes da guarda realizaram rondas nos abrigos municipais que acolhem as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) prestou apoio junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) nas rondas de patrulhamento em São Félix e Morada Nova nos residenciais Tiradentes, Jardim do Éden e Tocantins, acerca das denúncias de poluição sonora, além de orientações em outros pontos da cidade. A GMM também prestou apoio à SEMMA na Operação Piracema.
Segundo dados da SEMMA, durante o último final de semana foram atendidas 27 denúncias de poluição sonora. Só no núcleo Nova Marabá foram 6 denúncias atendidas, seguido dos bairros Novo Horizonte e Liberdade (4) e Laranjeiras e Filadélfia, ambas com três denúncias atendidas.
Trânsito e Patrimonial
Durante a última semana, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizou fiscalizações em diversas vias da cidade, além de ajudar a controlar o fluxo de veículos em áreas de grande movimentação.
Equipes do departamento realizaram ações de fiscalização na VP Transmangueira, apoio ao Campeonato Paraense de Futebol com orientações de trânsito no entorno do estádio Zinho Oliveira durante os jogos e operações da Lei Seca em alguns pontos da cidade com o apoio da Polícia Militar.
Entre as principais infrações cometidas o não uso de cinto de segurança por condutores foi a mais recorrente com 116 notificações, seguida de motociclistas que não utilizavam o capacete com 100 ocorrências. Entre as outras infrações cometidas estão: motociclistas conduzindo passageiros sem capacete (47), motoristas dirigindo veículos ao mesmo tempo em que manuseavam aparelhos celulares (42), veículos que não estavam devidamente licenciados (41), e avanço do sinal de parada obrigatória (38).
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) seguiu com as rondas diuturnas nos abrigos que acolhem as famílias atingidas pelas cheias dos rios. O apoio também se deu na entrega de benefícios eventuais às famílias. Ao todo, são 18 agentes destacados diariamente e três viaturas.
O efetivo também realiza rondas preventivas em postos por toda a cidade como Hospital Municipal, Hospital Materno Infantil, Fundação Casa da Cultura, CAPS e Unidades Básicas de Saúde.
Serviço
Para acionar a GMM o número para contato é o 153. Já para denúncias de crimes ambientais o canal para contato é o Linha Verde pelos números (94) 33313350, que também funciona como whatsapp e (94) 99233-0523 / (94) 98198-3350, além do app Disque Denúncia Sul e Sudeste disponível para IOS e Android.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação