OUTUBRO ROSA: CAMPANHA É LANÇADA OFICIALMENTE EM MARABÁ
O lançamento da Campanha Outubro Rosa em Marabá aconteceu no início da noite desta segunda-feira (01), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na presença de funcionárias e de gerentes de Unidades de Saúde. A coordenação do departamento de saúde da mulher apresentou a campanha que esse ano traz como novidade a junção do Outubro Rosa com o Novembro Azul, ambas visando o combate ao câncer.
Dármina Duarte, diretora de média e alta complexidade da SMS esclarece que a partir de agora até novembro, as ações para investigar o câncer serão intensificadas. Para o público feminino em especifico, haverá realização de palestras e exames para o diagnóstico do câncer de mama e do útero, em todas as unidades de saúde durante o mês de outubro. Para homens a programação só começa mesmo em novembro.
Ela informa ainda que uma outra novidade será o corujão no Centro de Referência Integrados de Atendimento à Mulher (Crismu). A partir do dia 15 de outubro no centro médicos ginecologistas, exames de ultrassom, coleta de preventivo e será disponibilizado também o planejamento familiar, com encaminhamento para laqueadura e vasectomia para os homens.
“A maioria das mulheres precisam ir várias vezes ao Crismu, por exemplo, para passar uma vez com o psicólogo, outra vez com a assistente social, e nesses dias não, elas farão tudo no mesmo dia. O importante é que as mulheres busquem os serviços”, afirmou Dármina.
Júlia Rosa, presidente do conselho e da coordenadoria da mulher, prestigiando o evento. Ela lembra que anos anteriores a entidade enfrentava batalhas para garantir direitos e serviços voltados as mulheres, mas que agora já são possíveis.
“Se analisarmos o ano passado, por exemplo, quando ainda lutávamos para o funcionamento dos mamógrafos, hoje nós podemos celebrar, de ver a rede funcionando e saber que a mulher terá a garantia de realizar os exames na rede pública. Ainda precisamos continuar batalhando, para conseguir junto com o Governo do Estado o serviço de oncologia”, ressaltou Julia.