OUTUBRO ROSA: CAMPANHA TEVE BONS RESULTADOS EM MARABÁ
Hoje (31), em uma solenidade realizada no Hospital Municipal de Marabá, a Secretaria de Saúde encerrou a campanha Outubro Rosa no município. O evento reuniu pacientes e funcionárias que puderam assistir a uma palestra que tratava sobre a prevenção do câncer de mama e do útero.
O Hospital Municipal de Marabá é um dos espaços onde são realizadas mamografias. A outra unidade é o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Crismu). Segundo a técnica em radiologia Daniele dos Santos, durante toda a campanha eram feitos 40 atendimentos diários para atender a grande demanda. Por isso, apesar do encerramento da campanha, alguns exames tiveram de ser agendados e serão realizados ainda no mês de novembro.
“A maioria das pessoas tem medo do processo, mas atualmente não existe outro exame tão fundamental para a detecção de células humanas quanto a mamografia. Então mulheres com idade a partir de 40 anos têm de fazer. Já as mulheres de 35 anos, precisam ter a indicação médica e prognóstico”, esclarece Daniele.
Ela explicou ainda que, apesar do processo ser desconfortável, a profissional técnica tem todo o cuidado no atendimento as mulheres. Além disso, os casos positivos são acompanhados durante 5 anos.
Os mamógrafos de Marabá também são utilizados no atendimento a pacientes de outros municípios, como Nova Ipixuna. Dona Dilza Barreiros, 58 anos, viajou até Marabá para se submeter ao exame. Ela disse que sempre procura fazer a mamografia porque tem a consciência de que dentro de 1 ano as coisas podem mudar, então é melhor prevenir.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Analécia Silva, foi quem palestrou levando informações às mulheres, alertando sobre a necessidade de um diagnóstico precoce, para melhor resultado no tratamento. Ainda de acordo com ela, a campanha foi positiva em Marabá. Todas as unidades de saúde e hospitais da cidade tiveram os serviços intensificados no atendimento ao público feminino.
“Estamos muito felizes em dar o primeiro passo, em ter reativado os serviços do município, como a mamografia. A gente melhorou os resultados dos preventivos, que às vezes demorava até seis meses, agora a gente já está entregando entre 30 e 40 dias. Mas ainda temos a consciência de que podemos melhorar e vamos melhorar”, ressaltou a coordenadora.
A diretora de Alta e Média Complexidade, Dármina Duarte, também participou do momento e demonstrou cuidado com as servidoras do hospital ao anunciar que todas elas terão oportunidade de realizar os exames. Os preventivos serão coletados no local e as que estão dentro da idade de fazer mamografia, também serão atendidas.
Na ocasião, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) montou atendimento no hospital para a realização de testes rápidos a todos as pessoas presentes na casa de saúde.