Outubro Rosa: CEI realiza programação especial para as mulheres durante este mês
O Centro de Especialidades Integradas (CEI) também aderiu a programação da Campanha Outubro Rosa, para incentivar as mulheres a fazerem os exames preventivos do câncer de mama. O CEI mantém um departamento de radiologia com mamógrafo para o atendimento às mulheres da rede pública de saúde.
“O câncer de mama é o câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, é o câncer que mais mata mulheres. E para esse ano, o Instituto Inca está preconizando 73 mil casos novos de câncer. E em nosso estado do Pará está preconizado 1020 casos. Nós estamos vendo que a doença ainda é um tabu entre as mulheres. Muitas mulheres, por falta de informação, não vêm realizar o exame, então o Centro de Especialidade aderiu a essa campanha com o objetivo de divulgar, compartilhar informações a respeito da doença e também esclarecer os mitos e verdades a respeito do exame”, esclareceu Miríade Mendes, supervisora técnica Departamento de Radiologia do CEI.
A dona de casa Doralice Rodrigues de Souza, 57 anos, não perdeu tempo e veio até o CEI para fazer seu exame de mama e deixou um recado para o público feminino.
“Peço que as mulheres procurem fazer o exame, pois é muito importante. A gente precisa estar atenta quanto à saúde. É muito importante fazer não somente nesse mês de Outubro Rosa, mas todos os meses”, alertou dona Doralice Rodrigues.
A Campanha Outubro Rosa é conhecida mundialmente e marcada por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico da doença. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém uma vasta programação nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Atualmente, a SMS mantém em funcionamento dois mamógrafos, sendo um no Crismu (Centro de Referência Integrado em Saúde da Mulher) e o segundo no CEI, no Centro de Radiologia. De acordo com informações da Secretaria de Saúde somente neste ano de 2023, de janeiro a setembro, foram realizados 4.415 exames de diagnóstico de câncer onde foram confirmados quatro casos de câncer de mama e um caso de colo uterino e todos estão em tratamento e acompanhamento pela SMS. Em 2022, foram realizados 3.458 exames.
“Esse ano a gente já teve quatro diagnósticos de câncer de mama e um diagnóstico de câncer de colo uterino. E todos eles já estão em tratamento e as pacientes recebem cuidados. Eu acho que essa é a importância que o mês representa, a importância da prevenção. Se porventura tiver o diagnóstico e todos os cuidados para ter a parte curativa mesmo da patologia” observou Mônica Boechat, Secretária Municipal de Saúde.
Para a realização dos exames de mamografia no CEI, a paciente deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde para realizar a consulta com o clínico geral e ser encaminhada para a realização do exame com agendamento prévio. O CEI está localizado na Rodovia Transamazônica, bairro do Amapá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra