Outubro Rosa: CEI oferece atendimento livre referente a prevenção do câncer de mama

Enquanto durar a campanha, a paciente pode procurar diretamente o CEI para realização do cadastro e posteriormente a consulta e mamografia

Do dia 10 ao dia 25 de outubro o Centro de Especializações Integradas (CEI) terá demanda livre, ou seja, sem precisar de regulação, para atendimento referente ao câncer de mama.  A medida faz parte do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Para divulgar a campanha, o CEI recebeu nesta quinta-feira (10), o dia D da campanha, com palestras e danças.

A coordenadora de Educação Continuada, Jalília Correa, explica como a campanha funciona. “É necessário que todas as mulheres tenham a conscientização do auto exame da mama. Por isso mulheres de 40 anos pra cima podem vir com o clínico geral e se houver a necessidade ele encaminhar para fazer a mamografia ou a ultrassonografia”. O prazo para entrega do exame é de 20 dias.

Ao todo, serão três clínicos gerais a disposição da população durante esse período. Enquanto durar a campanha, a paciente pode procurar diretamente o CEI para realização do cadastro e posteriormente da consulta e, se necessário, a realização da mamografia. “Toda mulher que for atendida aqui e houver necessidade da mamografia será atendida sem necessidade de fila de espera. Mas é importante ressaltar que o atendimento livre é durante a campanha, no resto do ano funcionamos com o sistema de regulação, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, destaca o diretor do CEI, Fábio Lima.

A cabeleireira, Maria Antônia, 41 anos, foi uma das que procurou o CEI nesta quinta pela manhã para participar das atividades do Dia “D” e fazer sua consulta. “Nunca fiz o exame. Me comunicaram das palestras que era importante e gostei muito. Já fiz o cadastro e vim fazer a consulta com o médico. Temos que cuidar para prevenir e não quando já está sentindo algo mais sério”, conta Maria.

Dia D

Além de iniciar o atendimento com a mamografia, a manhã da quinta-feira no CEI também contou uma paródia do “Show das Poderosas” que incentivava a prevenção do câncer de mama. Também foram realizadas palestras explicando o funcionamento do CEI, da campanha Outubro Rosa e a importância do autoexame. Também foi realizado um café da manhã, além do início das consultas e exames.

Há a capacidade de serem realizados até 25 exames de mamografia por dia. A expectativa segundo a enfermeira do CEI, Renata Ellen dos Santos é que se façam 350 mamografias durante o Outubro Rosa. “Tivemos aqui a palestra e o coffe break para reforçar que as pessoas interessadas e com mais de 40 anos podem se direcionar à recepção e fazer o cadastro pra ver a validação com o clínico. A expectativa é atender hoje pelo menos 20 pacientes, mas esperamos que venham mais”, completa.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio 

ACESSIBILIDADE
X