Outubro Rosa: SEGFAZ promove tarde de palestras para servidoras
O expediente na Secretaria de Gestão Fazendária (Segfaz), nesta quinta-feira (17), foi literalmente Rosa. Cerca de 40 servidoras da pasta vestiram a camisa cor rosa e ao fim do expediente, participaram de palestras sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Além disso, as servidoras ouviram depoimentos de mulheres que descobriram a doença a tempo e venceram. O ambiente foi decorado para o acolhimento das servidoras e todas tiveram um momento de beleza com limpeza de pele e maquiagem.
De acordo com Wisley Carvalho, supervisor administrativo da secretaria, as mulheres são a maioria na Segfaz, por isso, é muito importante lembrar-se dos cuidados com a saúde feminina, principalmente neste período de alerta contra o câncer.
Andrea Soares, supervisora fazendária, foi uma das palestrantes no evento. A servidora não é profissional da saúde, mas coube a ela a missão de pesquisar sobre o assunto e compartilhar com as colegas as informações relevantes sobre os cuidados com câncer.
“A Segfaz sempre abraçou a causa do Outubro Rosa e esse ano a gente trouxe uma programação diferente. Trazer um pouco mais de conhecimento sobre a importância desse mês, a conscientização da prevenção do câncer de mama, dos direitos e garantias que a mulher tem quando ela se descobre portadora do câncer”, observou a servidora.
Em 2017, a técnica em enfermagem, Norlinda de Deus, descobriu um nódulo no seio, o câncer foi descoberto do período entre uma mamografia e outra, no prazo de seis meses. O tratamento durou quase dois anos. O apoio para lutar contra a doença veio do marido e dos três filhos, mas também do grupo de apoio Esperança. A experiência foi compartilhada com as servidoras da Segfaz.
“Eu tenho me sentido muito bem em ajudar. Palestrando para outras mulheres, levando informações para que não aconteça com elas o que aconteceu comigo. Fica a advertência, a pessoa tem de se tocar, o câncer tem cura se descobrir a tempo”, destacou a técnica em enfermagem.
Para Márcia Natal que trabalha na Segfaz há 14 anos, o evento foi inovador. Ela conta que já cuida bem da saúde, mas é sempre bom ter incentivos para cuidar ainda mais, devido a correria do dia a dia.
“Nós estamos maravilhados com a apresentação, tá todo mundo feliz. Eu já faço o preventivo, o auto exame, mas têm colegas por causa da correria do dia a dia, deixa pra depois e aí, pode ser tarde demais”, explanou a técnica em administração.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio