Saúde: Dinâmicas, palestras e consultas marcam Dia D da campanha Outubro Rosa na UBS Laranjeiras
A programação do Outubro Rosa segue nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta segunda-feira, 17, foi a vez do Dia D na UBS Laranjeiras ter uma programação especial no horário de atendimento estendido, das 16h às 22h, com palestras, dinâmicas e atendimentos voltados a conscientização sobre o câncer de mama.
Maria Raimunda Mota, 57 anos, sempre está com a saúde em dia. Ela conta que teve uma consulta na semana passada. Foi quando soube da programação. Ela é moradora do bairro Liberdade e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre o objetivo da campanha.
“Eu pensei ‘não vou perder’. Eu estou achando muito legal. Ela falaram a questão da prevenção, sobre a gente aprender a fazer o toque. É muito bom porque tem coisas que a gente não sabe, aí quando a gente vem, participa, termina aprendendo. É melhor prevenir do que remediar”, explica a dona de casa.
Mas engana-se quem pensa que a programação é voltada apenas para as mulheres. Isso porque neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realiza a campanha do Outubro Rosa juntamente com a do Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre o câncer de próstata.
“A prevenção ainda é o melhor remédio. Estamos hoje com atividades, dinâmicas, palestras e atendimento com clínico geral, atendimento de PCCU, vacinas, atendimento de enfermagem para as mulheres que nos procurarem, encaminhamentos para ginecologista e mamografia”, ressalta Fabio Oliveira, gerente da UBS Laranjeiras.
Além dos serviços citados, as Unidades Básicas de Saúde têm a testagem rápida de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), atendimento clínico para que sejam feitos encaminhamentos da mulher para mamografia, ginecologia e coleta de PSA (Antigénio Específico da Próstata).
A programação é realizada conjuntamente pelas Coordenadorias de Saúde da Mulher e do Homem. Geralmente, as mulheres participam mais das programações, então esse ano o objetivo das campanhas e trazer mais mulheres, mas também alcançar mais o público masculino.
“Estamos com os nossos Agentes Comunitários de Saúde da atenção básica fazendo a busca ativa de rua em rua, de casa em casa, convidando, levando panfleto, de preparo para essa coleta para que esses homens venham. A gente sabe que é um público mais difícil e é por isso que estamos levando essa programação no horário estendido, visto que a maioria dos homens e mulheres trabalham durante o período diurno”, destaca Gabriela Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher da SMS.
Para ela, as pessoas acabam se atentando para essas questões de saúde mais nos meses em que acontecem as campanhas, por isso a importância de aproveitar a oportunidade para divulgar as ações.
“A importância é que realmente sejam feitos todo o ano esses exames preventivos, buscar a UBS mais próxima de sua casa. São duas doenças que, se diagnosticadas precocemente, têm uma chance de tratamento, de cura, bem maior, do que se forem diagnosticados de forma tardia”, reitera.
Antônia Gomes, 66 anos, compartilha que o Agente Comunitário de Saúde, que sempre passa em sua casa, foi quem avisou sobre a programação. Ela, no PA Belo Vale, relata que, às vezes, fica desatenta às questões de saúde, mas que vai aproveitar a oportunidade para se cuidar.
“Eu sempre venho ao médico. Mas não vou mentir para você, faz tempo que não faço o exame para detectar o câncer de mama. Eu cuido mais de outras coisas do meu corpo, mas sou meia descuidada. Mas vou (me cuidar). Estou com vontade de fazer exame agora. Eu acho que é muito bom para as pessoas ficarem mais alertas porque está tendo muito problema de câncer de mama. A gente fica mais alerta, né?”, explica a idosa.
A enfermeira Jaciane Naziozeno é professora de um curso técnico de enfermagem. Os alunos dela participaram da programação na UBS Laranjeiras em uma palestra sobre depressão e ansiedade. Para a profissional, esse momento é importante por mostrar aos alunos a realidade fora da sala de aula, na prática.
“Embora seja um assunto que seja batido há tantos anos, estamos numa era de tecnologia, mas ainda há muitos casos de mulheres com câncer. Então, esse foi um mês tão importante que levou o nome de Outubro Rosa, onde estamos mais uma vez lembrando essas mulheres que um toque pode salvar vidas”, ressalta.
No Centro De Referência Integrada à Saúde Da Mulher – Crismu, o atendimento estendido segue até sexta-feira (21), das 18h às 00h, e no sábado (22), das 7h às 19h. Lá, apenas a coleta de PCCU acontece por livre demanda. A consulta com médico ginecologista, mamografia e exame transvaginal são realizadas por encaminhada regulação da SMS.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio