Sicom: Sala do Empreendedor realiza palestra sobre manipulação de alimentos para microempreendedores
Na manhã desta quarta-feira, 24, aconteceu uma palestra sobre manipulação de alimentos voltada para microempreendedores individuais atendidos pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, em Marabá. A palestra foi realizada pela equipe da Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS).
A palestra faz parte da programação da Semana do Microempreendedor, organizada pela Sala do Empreendedor e Sebrae, e teve como público-alvo trabalhadores que estão em processo de emissão da Carta de Manipulação de Alimentos para atuarem em seus negócios de vendas de alimentos.
Bruna Almeida é formada em Tecnologia de Alimentos e é coordenadora do curso de gastronomia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ela foi a responsável por ministrar a palestra aos participantes. Na ocasião, Bruna Almeida tratou sobre a importância do manuseio correto dos alimentos para a segurança alimentar.
“Todo mundo se alimenta e nós sabemos da importância de uma boa manipulação para evitar os riscos de contaminação. Trabalhar com a manipulação de alimentos é algo muito importante. O setor da alimentação tem crescido nos últimos anos, principalmente por causa da pandemia. Muitas pessoas começaram a trabalhar nesse ramo, porém é importante que haja o curso de capacitação. É isso que nós estamos fazendo aqui hoje”, explica.
A palestra buscou apresentar aos participantes os tipos de contaminação, cuidados com a higiene e os riscos que a manipulação feita de maneira errada pode causar à saúde.
Maria do Socorro Lacerda tem 59 anos e há sete trabalha com venda de comida, na Marabá Pioneira. Ela procurou a Sala do Empreendedor para a emissão da Carta de Manipulação de Alimentos e compartilha sua impressão.
“Estou gostando para tirar dúvidas sobre higiene nos alimentos. Ter cuidado com os alimentos para lavar, limpar direitinho na hora que está fazendo. A gente vai aprendendo mais. Eu gosto de cozinhar, de atender meus clientes”, pontua.
O processo para a emissão da Carta de Manipulação de Alimentos inicia na Sala do Empreendedor quando a pessoa interessada faz o cadastro. A partir daí, é necessário que passe por uma consulta no Cerest para saber se está apta. A Divisa, por sua vez, é responsável pela palestra e pela emissão do documento. Trinta pessoas que deram entrada na emissão foram chamadas a participar do momento e ter a consulta com o médico do Cerest.
“A gente conseguiu uma parceria muito significativa. Sem a parceria do Cerest não teríamos o atendimento médico direcionado à saúde do trabalhador. A Carteira de Manipuladores de Alimentos visa o que é fundamental para a Vigilância Sanitária, que é a prevenção, proteção, e a promoção da saúde da população. A gente precisa que essas pessoas que trabalham manipulando alimentos sejam vacinadas contra o tétano e contra a hepatite, saber se essas pessoas não têm nenhum problema de pele, não tem nada que venha comprometer no momento que estão manipulando o alimento. Por isso, é fundamental que o médico tenha uma visão especial para essas pessoas”, explica Patrícia Assis, do Setor de Comunicação e Educação Sanitária da Divisa.
O clínico-geral Dayvson Moura trabalha no Cerest e é o responsável pelas consultas que atestam a aptidão ou não dos profissionais. Ele conta que seu trabalho também é de orientação.
“No segundo momento, eles passam aqui comigo e eu faço uma avaliação no contexto da pele e anexos, observo se a pessoa tem algum problema de saúde em relação à pele, alguma dermatite. Eu busco entendê-lo, orientá-lo e examinar”, ressalta.
Após todos esses trâmites, a Divisa emite a Carta de Manipulação de Alimentos atestando que o profissional está apto a atuar nesse segmento.
Semana do Microempreendedor
A programação é realizada anualmente pelo Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor. Dessa vez, contou com a ação conjunta da Divisa e apoio do Cerest.
As ações da programação buscam fomentar esse setor da economia e orientar em diversas frentes, como planejamento, por exemplo.
“É uma semana dedicada ao microempreendedor individual, com diversas oficinas, palestras, atendimentos ampliados. Estamos dando essa capacitação ao MEI. Ainda teremos mais palestras na Sala do Empreendedor e também no Sebrae, na Folha 28”, informa Rafael Amorim, coordenador da Sala do Empreendedor.
Serviço
O profissional interessado em emitir a Carta de Manipulação de Alimentos precisa se dirigir à Sala do Empreendedor com cópia da Carteira de Vacinação, Cartão SUS e documentos pessoais. A Sala fica localizada na Rua 5 de Abril, Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira e funciona de 8h às 14h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos