FCCM: Parque ambiental João Anselmo será centro de lazer, ensino e pesquisa em Marabá
Neste ano, Marabá ganhará um parque ambiental, na região do Murumuru, que será mais uma opção de lazer na cidade, e que contará com ações voltadas para o ensino e pesquisa contribuindo com a formação acadêmica de estudantes.
O espaço terá quiosques para descanso, alojamento, setor administrativo, local para palestrantes e estudantes da rede de ensino de Marabá e um trapiche com trilha elevada sobre um braço do rio Murumuru.
O engenheiro da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Lucas Garcia, informa que atualmente as equipes trabalham no avanço das construções da parte administrativa, além de demais serviços no complexo do parque ambiental.
“Está sendo feito o arruamento com aterro e compactação, demarcação das trilhas que o parque vai ter, que serão todas demarcadas e o local da guarita. Uma coisa muito bacana, que será feita posteriormente, será o catalogamento das árvores locais para que as pessoas saibam quais são as árvores”, explica o engenheiro.
A observação e estudo da vasta biodiversidade presente na área, que o parque ambiental compreenderá, será uma das principais atividades desenvolvidas no local, principalmente ao ser um espaço de práticas e contribuição para a formação acadêmica, em áreas de conhecimento como biologia, geologia e engenharia ambiental, por exemplo.
A presidente da Fundação Casa da Cultura (FCCM), Vanda Américo, que irá gerir o parque, pontua que o local será aberto à população
“A cidade terá um parque para quando você quiser ir visitar, fazer uma trilha, passar um dia. Se for acadêmico e estiver com professor, o professor vai dar uma aula no parque, é nesse sentido. O parque não será só para a pesquisa, mas para a sociedade. Não vai ser um parque fechado. É um parque da população”, afirma Vanda Américo, destacando que haverá ações de cooperação técnica que a FCCM já possui com outras instituições da região.
“Lá vai ter esse trabalho permanente. A fundação já faz isso. Vamos continuar fazendo lá as pesquisas, aulas práticas com alunos. Vai ser mais uma ferramenta para formação dos acadêmicos da nossa cidade”, reitera.
A obra está avaliada em R$ 888.778,37 provenientes de recursos próprios da prefeitura.
Homenagem
O nome do parque será em homenagem a João Anselmo Caldas, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), que foi responsável pelo paisagismo da cidade, levando adiante uma urbanização com plantio de árvores.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Nathália Costa