Sevop: Novas vias da Folha 33 recebem pavimentação em concreto
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP) entregou mais pavimentação em concreto armado aos moradores da Folha 33, Nova Marabá. Dessa vez, foram as ruas V-106, atrás da Escola Silvino Santis, e V-103, que dá acesso ao Núcleo de Educação Infantil (NEI) Rafael Barbosa Fernandes de Souza, contemplados com drenagem para evitar alagamentos, terraplanagem e pavimentação, além de calçadas e meio-fio.
“Foram mais duas ruas pavimentadas por lá. Nos anos anteriores, pavimentamos outras ruas também na Folha 33. Inclusive, englobando um grande projeto de drenagem que tinha um problema grave de água na rua. E, assim, a gente foi avançando, como fizemos nos outros núcleos da cidade. Estamos nos preparando para que, assim que cessar o período de chuva, retornarmos às obras. E vamos licitar ainda mais, para fazer mais pavimentações este ano”, destaca o Secretário de Obras, Fábio Moreira.
O sentimento entre os moradores é um só, gratidão, como afirma a técnica de enfermagem Zélia Maria, 41 anos, que reside às proximidades da Rua V-103 e todos os dias leva a filha para estudar no NEI Rafael Barbosa. “Olha, pra gente foi um grande benefício, sabe. Principalmente porque, como a gente sabe, tem muita criança nessa área, e eu acredito que melhor não poderia ficar. Foi excelente o trabalho e tudo isso, a gente só tem a agradecer mesmo. Antes era ruim, com muito buraco, mas agora aqui tá maravilhoso. Estou muito feliz por esse trabalho”, expressa.
O estudante Fernando Henrique, 20 anos, conta que antes dos serviços, moradores sofriam com poeira e lama. “Antes tinha muita poeira e lama, o pessoal passava de carro e tinha muita lama. Antigamente minha família tinha um comércio, e tínhamos que ficar limpando todo tempo as prateleiras. Aí agora, depois dessa melhora, ficou muito bom, agora você pode ver que foi de fora a fora na rua. E isso beneficiou não só a mim, mas toda população que está aqui comigo presente”, destaca.
Outro problema comum eram os alagamentos, por falta de bueiros nas ruas, algo que incomodava a vida da comerciante Deusimar Oliveira, 61 anos. “Para lhe falar a verdade, antes daqui era muito precário, porque a água dava no joelho, podia ser no meio da rua ou dentro de casa. E agora, depois desse benefício, a gente tá dando muito valor, porque melhorou demais. Muito bom mesmo. Não é só eu que estou dizendo isso. Toda pessoa que passa aqui nessa rua diz que melhorou demais A poeira também diminuiu bastante. Está bem melhor”, afirma a moradora.
O tráfego diário dos pais e responsáveis que vêm deixar e buscar os filhos no NEI Rafael também melhorou, como conta o pedreiro Raimundo Nonato, 53 anos, que reside há 15 anos. “Antes aqui era um local de muita lama no inverno. Principalmente na rua da creche aqui, onde passam os pais para deixar as crianças, e era meio dificultoso para os moradores que quando saíam de dentro de casa já era o pé na lama. E agora melhorou cem por cento, porque agora não tem mais lama e a poeira diminuiu né. Eu estou satisfeito. Era o sonho de muitos moradores aqui dessa rua, e hoje esse sonho se realizou”, revela.
Confira outras fotos
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Secom / Willielton Cardoso