Sevop: Moradores comemoram pavimentação em concreto em novas ruas do bairro Araguaia
Os serviços de infraestrutura foram intensificados no bairro Araguaia, no núcleo Nova Marabá. Várias ruas ganharam os serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação em concreto. É o caso das ruas 7, 11, 13, Rua Pará e Avenida Araguaia.
Mudanças que fazem a alegria da dona Elenir Alves dos Santos, moradora do local há 12 anos. “Antes aqui era horrível. Mas graças a Deus, agora está maravilhoso com esse trabalho. Está sendo um trabalho bom demais. Esperando só colocarem os calçamentos. Que esse trabalho venha a continuar para melhoria do nosso bairro e da nossa cidade”, comenta a moradora.
Outro que está feliz com as mudanças é o morador Moisés Viana. “Era lama demais, a gente caía no chão, poeira. Agora está bom demais. Estou achando ótimo o trabalho, para nós que moramos aqui é uma mudança muito grande. Temos que comemorar muito”, acrescenta.
Os serviços de infraestrutura beneficiam todo o bairro, pois são vias de grande circulação de pedestres e veículos, bem como de acesso até a Avenida das Torres, na divisa entre o bairro Araguaia e KM 7.
A Elisabeth Lima Aguiar, 23 anos, também é só agradecimentos. “Era difícil entrar aqui, o acesso era horrível quando chovia e, finalmente, graças a Deus, o governo chegou aqui agora e está maravilhoso. Estamos gostando da obra. Já estava na hora. Uber não queria entrar, agora a gente entra, anda com os meninos. Tá só melhorias”, complementa.
A pavimentação em concreto armado apresenta como principal vantagem a elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de asfalto. Além disso, a armação no interior da pavimentação faz com que as peças sejam adaptadas aos problemas que possam surgir por conta dos tipos de solos existentes ao longo do trajeto.
A Avenida Torres, uma das principais do Bairro, também recebeu recentemente 1300 metros de pavimentação. A obra contemplou trechos dos dois lados da via e alguns trechos de ruas paralelas. “Fizemos todo um trecho grande e os retornos também foram feitos, facilitando a vida dos moradores. Observamos essa necessidade, pois antes atuamos com [a operação] Tapa-Buraco, mas vimos essa necessidade. Também trabalhamos o gramado dos canteiros do local”, destaca Fábio Moreira, titular da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes