Sevop: Avança a pavimentação em concreto da Avenida das Torres, no bairro Araguaia
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) continua o trabalho de pavimentação em concreto no bairro Araguaia, na Avenida das Torres. São mais de 1300 metros de pavimentação em concreto armado de 12 centímetros de espessura.
De acordo com o engenheiro Fábio Moreira, Secretário Municipal de Obras, a pavimentação em concreto armado apresenta como principal vantagem a elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de asfalto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trajeto.
As duas vias da avenida estão localizadas próximas a um canal, fator decisivo para a equipe de engenharia optasse pela pavimentação em concreto.
O antigo asfalto não suportou o peso do tráfego e se deteriorou com as intensas chuvas, provocando o surgimento das crateras, ocasionando risco para condutores e pedestres. Por ser área comercial, os comerciantes também sofreram perdas ao longo dos anos.
A obra contempla trechos dos dois lados da via e alguns trechos de ruas paralelas, entrando nos bairros. “Estamos fazendo todo um trecho grande e os retornos também serão feitos, facilitando a vida dos moradores. Observamos essa necessidade, pois antes atuamos com Tapa-Buraco, mas vimos essa necessidade. Também estamos atuando com o gramado dos canteiros do local”, destaca Fábio.
Repercussão
O operador de auto-forno da Sinóbras, Gean Carlos, 45 anos, está feliz em ver a obra chegar à frente da casa dela. “Hoje, nós temos a obra onde era só buraco. Temos o privilégio de ter um asfalto bom em concreto. Não só eu, mas minha vizinha, minha família”, conta.
Ele mora no local com a mulher e os três filhos e comenta as melhorias que a obra trará. “É o meu menino que brinca, a valorização do nosso bairro, a poeira que diminui. Vai melhorar muito para todos nós”, reitera.
Tereza Sales Correa, 69 anos, também comenta as mudanças. “Diminui a poeira né?!. Tão fazendo calçada, ajeitaram o cano ali que empossava. Então está melhorando. É bom que continuem o serviço e a gente quer mais né?!. Mas está ficando muito bom e melhorando”, destaca a aposentada.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes