EMEF Pedro Peres Fontenelle será reinaugurada nesta sexta-feira, 26, em Morada Nova
A cerimônia de reinauguração da Escola Municipal Pedro Peres Fontenelle, em Morada Nova, acontecerá na tarde desta sexta-feira, 26. A Prefeitura de Marabá entregará oficialmente a revitalização do espaço que ganhou novos ambientes e é a única do município a contar com duas salas de recursos para atender 56 alunos com necessidades especiais.
O prédio foi totalmente adequado à acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) com a instalação da rampa que dá acesso às salas de aula do andar de cima, além do piso que foi trocado para emborrachado e a instalação de corrimões. O piso tátil está instalado por toda a escola. A revitalização aconteceu desde o piso, paredes, parte elétrica, telhado, portas, janelas, à quadra esportiva.
Com 967 alunos distribuídos entre turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ainda CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), a comunidade escolar da Pedro Peres Fontenelle agora vive uma nova realidade. Por lá, trabalham 80 servidores entre os três turnos.
A escola conta com catorze salas de aula, duas salas de recursos, sala de leitura, depósito, cozinha, despensa, pátio, porão, sala de esporte e uma quadra coberta com arquibancada, além do bloco administrativo com secretaria, sala da direção, sala da coordenação, sala dos professores e arquivo, bem como, banheiros amplos.
Outra novidade por lá é o paisagismo que valorizou a área escolar com plantio de gramas, árvores e outras plantas. Destaque também para pinturas do artista Bino Sousa, embelezando espaços como sala de leitura e pátio.
“Estávamos esperando há muito tempo, é um sonho que estamos realizando, principalmente nossos meninos. Estão se sentindo maravilhados. O momento é de felicidade, esperamos que dê tudo certo, casa nova, estamos muito felizes”, comenta ansiosa a diretora, Helena Viana Lima.
Outros pontos da revitalização
Na quadra foi realizada troca de telha, guarda corpo, pintura e o beiral da telha da cobertura foi ampliado dos dois lados. O piso foi revitalizado e feita limpeza e polimento com resina.
Na parte das salas de aula foi aumentada a altura do passeio para nivelamento da porta, favorecendo a acessibilidade. O piso da rampa foi trocado. A pintura em geral da cobertura metálica do prédio e forro também foi feita. Todas as janelas que estavam deterioradas foram trocadas. Na questão da segurança da escola, foi construído um muro medindo 80m x 3m. A instalação elétrica foi totalmente reformada, com novos pontos para central de ar, pois todas as salas serão climatizadas. A escola agora conta também com uma nova subestação.
Nos banheiros foram trocados revestimentos cerâmicos do piso, paredes e a instalação hidráulica foi toda revisada, assim como as pias e peças sanitárias, antes de alumínio, foram trocadas por novas, agora de ferro, por ser um material mais resistente. As portas de madeiras foram trocadas por portas de ferro, com barras PcD para serem mais acessíveis.
O orçamento inicial das obras da EMEF Pedro Peres foi de R$ 927.294,61.
A EMEF Pedro Peres Fontenelle foi fundada no início da década de 70, e funcionava em outro endereço com apenas 4 salas de aula. Em 2008 mudou-se para o local atual e de lá para cá ainda não havia recebido uma revitalização completa. Vale ressaltar que Pedro Peres foi um capitão que no ano de 1917 foi eleito intendente [administrador] do município.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jéssika Ribeiro