Sevop: Obras da piscina semiolímpica avançam para a construção dos patamares
Em breve, a comunidade esportiva de Marabá receberá um espaço voltado a atividades e campeonatos de natação: é a piscina semiolímpica. O novo espaço está sendo erguido na área do Ginásio Municipal Renato Veloso, Folha 16, núcleo Nova Marabá, e irá atender alunos da rede municipal de ensino, bem como grupos de atletas e eventos esportivos regionais.
Os 11 operários já concluíram o quadro principal da piscina, a qual possui a dimensão oficial estabelecida pela Federação Internacional de Natação (FINA), com 25 metros de comprimento, por 20 metros de largura e 2 metros de profundidade. Em breve, as equipes da empresa licitada vão para a etapa do acabamento, com a instalação de oito raias com dois metros de espaçamento entre elas.
A base da arquibancada também já foi concluída, além da colocação das ferragens. Agora, os trabalhadores atuam na construção dos 7 patamares, com dimensão de 31×13 metros. Após esta fase, será a vez do concreto para dar seguimento aos acabamentos, como os pisos e as pinturas.
A obra já é motivo de satisfação para Francisco Gonçalves, pai do atleta Noan Lemos, que com 13 anos já coleciona quase 200 medalhas de natação. Ele conta que fez questão de visitar a obra e já sonha com a performance do filho na nova piscina.
“Eu fui até o canteiro de obras e vi que já está bastante adiantado o serviço. Essa piscina vai trazer competições a nível nacional aqui para Marabá. É uma obra bem-vinda porque ainda não temos um espaço desses para o Noan treinar. Se ele já traz medalhas para Marabá, com essa piscina vai trazer muito mais. E se Deus quiser vão surgir outros atletas a se apresentarem”, expressa o pai.
Para o Secretário de Esporte e Lazer, Thyago Ferraz, a nova obra esportiva vai contribuir na prática de atividades aquáticas de alunos da rede municipal de ensino e também em eventos regionais.
“Temos muitos alunos da rede municipal que não têm espaço para treinos em esportes aquáticos e a piscina vai atender essa demanda; e trabalhando na formação de futuros atletas que possam competir em eventos internacionais como já vem acontecendo”, assegura.
A obra está prevista para ser entregue até setembro deste ano e é orçada em R$ 3.590.958,31, recursos provenientes de transferência especial e Erário Municipal.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e Wilielton Cardoso (aéreas)