Gestão: Planejamento Estratégico Pará 2050 é lançado em Marabá, com participação da gestão municipal
O futuro do Pará até 2050 é tema do Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará, cujo lançamento regional aconteceu no Carajás Centro de Convenções na manhã desta quinta-feira, 16. O evento contou com a presença do secretário de Planejamento de Marabá, Karam El Hajjar, do vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, da governadora em exercício, Hana Ghassan e outras autoridades.
O planejamento tem como objetivo construir coletivamente com representantes da sociedade civil, dos setores público e privado, além de movimentos sociais, as estratégias que consolidarão um documento sobre os pontos que nortearão as políticas públicas do estado até 2050.
Representando a gestão municipal, o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, marcou presença no evento e destacou em seu discurso a importância da integração da região sudeste do estado e a iniciativa do Governo neste sentido.
“É muito importante observar que o Governo do Estado pensa o Pará para frente e planeja. Então, quando nós somos incluídos nesse planejamento, quando as regiões do Pará são incluídas nesse planejamento, a gente fica realmente muito feliz de perceber a presença do Estado, a importância que o estado dá para a região. A apresentação desse plano e coleta de informações regionais é realmente muito relevante e nos deixa muito feliz perceber que o estado nos olha com esse olhar diferenciado”, ressalta o vice-prefeito.
O lançamento do Planejamento Estratégico já ocorreu em Belém e Santarém. A governadora em exercício, Hana Ghassan explica que o intuito é garantir a participação de todas as regiões do estado.
“Nós estamos no presente planejando o futuro da nossa população. É um trabalho que será realizado num período de 15 meses e vai envolver várias ações como a escuta social, iremos fazer também mobilização e plenárias regionais temáticas para que a gente possa construir, em conjunto, esse planejamento estratégico para o Estado do Pará”, garante Hana Ghassan.
Etapas
As próximas etapas contam com audiências públicas e 12 encontros temáticos, disponibilização de QR Code para a coleta de informações, além de estudos e pesquisas. O documento final com as diretrizes será entregue em dezembro deste ano e busca contemplar valores importantes, como desenvolvimento sustentável, justiça social e redução da pobreza e desigualdade.
O secretário de planejamento de Marabá, Karam El Hajjar, ressalta a oportunidade de as demais regiões do estado serem ouvidas pelo governo porque o planejamento estratégico também ajudará a nortear as ações do município
“É um evento extremamente importante para o planejamento estratégico do estado, para o planejamento estratégico dos municípios, porque nós saberemos o que o Governo do Estado está pensando e de que forma nós podemos planejar o nosso município. O importante é ouvir as regiões, as comunidades, ver quais são as necessidades de cada município, dando oportunidade para que a gente participe e dê opiniões e sugestões através de pesquisas. É um evento que é diferente e planejar é o mais importante para qualquer gestão pública. Se nós tivermos um planejamento, a gente consegue avançar, desenvolver nossa região e o estado”, explana o secretário.
O secretário regional de Governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, destaca o fato de eventos como esse reforçarem a parceria entre estado e municípios.
“É de suma importância Marabá sediar o Lançamento oficial do Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará- 2050, para construirmos juntos uma agenda estratégica de Estado, atendendo os anseios da população, sobretudo, respeitando as especificidades regionais”, pontua.
Confira mais fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Nathália Costa e divulgação