PLANO DE MOBILIDADE: SEPLAN DIALOGA COM A COMUNIDADE ACADÊMICA E ENTIDADES
Na tarde desta terça-feira, (30), foi a vez de acadêmicos e representantes da sociedade civil reunir com a Secretaria Municipal de Planejamento e Controle –Seplan – para dialogar sobre mobilidade urbana. As propostas destacadas pelo segmento serão analisadas na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município (PlanMob). O encontro aconteceu no auditório da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Segundo Mayanne Micaelli dos Santos, coordenadora do processo de elaboração do Plano de Mobilidade, este público específico é um dos que mais sofre com as deficiências no sistema de mobilidade, tais como, transporte coletivo, passeio público e o uso de veículos não motorizados. Por isso, a importância do diálogo para a construção do plano.
A Seplan convidou o Dr. Marcus Vinicius Mariano de Souza, professor do curso de Geografia da Unifesspa para palestrar sobre o tema durante o encontro. De acordo com ele, a problemática da Mobilidade Urbana se agrava a cada dia devido ao acelerado crescimento da cidade. Ele destaca ainda que dentre os fatores que interferem na mobilidade urbana está a localização dos destinos desejados, como os equipamentos públicos, o que revela a falta de planejamento de circulação.
Para a professora Leonice da Silva, o PlanMob vai viabilizar melhorias para o deslocamento de toda a população. Ela enfatiza que o plano é necessário para facilitar a circulação das pessoas em meio ao crescimento da cidade e que a participação dos diversos segmentos, desde aquele que tem o veículo próprio até o pedestre, é essencial nesse processo.
Já Igor Pereira da Silva, presidente do Diretório Acadêmico da Unifesspa, disse que os estudantes estão contentes com a iniciativa da Prefeitura em colocar o plano em prática. Ele lembra que esta era uma luta antiga dos acadêmicos e que os avanços aos poucos estão acontecendo.
Nesta quarta-feira, (31), o diálogo para a mobilidade será com representantes de Entidades de Classe, no auditório da OAB, às 18h30.