Postura: Departamento realiza serviços infraestruturais nas grotas de grande porte da cidade
Neste ano de 2022, o Departamento de Postura recebeu 500 denúncias, dentre elas, obras irregulares, calçadas. Realizou serviços nas três maiores grotas do município, como a grota do Aeroporto que recebeu serviço de infraestrutura e realizou 429 notificações de construções irregulares.
Trabalhar o ordenamento, o respeito aos logradouros públicos, fiscalizar propagandas visuais irregulares pelo município, bem como o exercício do direito do cidadão de usufruir os bens públicos são algumas das atribuições do Departamento de Código de Postura do Município, que é coordenado por Tulio Rosemiro Pereira e está localizado no bairro Jardim Vitória no núcleo da Cidade Nova.
Neste ano, o Departamento avançou bastante em obras de infraestrutura em canais e grotas em todos os bairros. Nas Folhas 28 e 20, está sendo realizado um dos maiores serviços de urbanização na Grota Galeria, dando fim aos constantes alagamentos.
“O Código de Postura é muito extenso. Nós cuidamos do curso natural da água no âmbito do município, galerias, grotas, fiscalizamos outdoors, os ambulantes para que forneçam um produto de qualidade para a população e praticamente quase tudo no trabalho de fiscalização e atuamos junto a Semma (Secretaria de Meio Ambiente), SDU (Superintendente do Desenvolvimento Urbano), fiscalização integrada com as polícia militar e civil, estrutura da praia, festa de Réveillon, e também as feiras do município”, explicou Túlio Rosemiro.
Neste ano de 2022, o Departamento de Postura recebeu 500 denúncias, dentre elas, obras irregulares, calçadas. Realizou serviços nas três maiores grotas do município, como a grota do Aeroporto que recebeu serviço de infraestrutura e realizou 429 notificações de construções irregulares.
“Mantemos um trabalho junto a SSAM com limpeza de grotas e construções irregulares, principalmente sobre galerias e todas as Folhas de Marabá que tem galerias e construções em sua proximidade e isso nos dar uma grande dor de cabeça para o município, pois as galerias são públicas e deve ser respeitada a distância de 5 metros das margens, mas aqui as pessoas querem construir sobre as galerias e isso não é possível”, esclareceu Tulio Rosemiro.
Nas feiras populares, o Código de Postura trabalhou no ordenamento e obras de melhorias que pudesse beneficiar tanto o feirante, quanto o consumidor. Na feira da Folha 28, os trabalhadores foram transferidos para o espaço na divisa da Folha 28 com a Folha 31 com uma grande obra de infraestrutura construída em ferro e com cobertura.
“Temos também a questão ambiental de não deixar construir em área de preservação ambiental. Organizamos a Praça São Francisco, onde retiramos os ambulantes e devolvemos a praça para a população. Na Marabá Pioneira, temos uma nova feira coberta que também melhorou a circulação das pessoas no bairro. Vamos trabalhar para deixar nossa cidade mais organizada dentro do que determina a legislação”, destacou o coordenador.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom Arquivo