Postura: Recuperação de margens de grotas evita desabamentos
As construções de residências próximas às grotas e bueiros continuam gerando problemas em diversos pontos da cidade. Na manhã de sexta-feira (7), máquinas da Prefeitura de Marabá trabalharam na recuperação das margens da grota Sucuri, na Folha 16.
A grota percorre parte da Nova Marabá, sendo que na Folha 16 corta as quadras 3 e 33, local onde se encontram dezenas de estruturas residenciais. Durante o período de chuvas ocorreu assoreamento em diversos trechos da grota, ameaçando os muros das casas, pequenas pontes e até a rua que margeia a grota.
De acordo com Túlio Rosemiro, coordenador do Departamento de Postura do município, a intensidade de chuvas resultou na abertura do canal da grota, ameaçando as residências, e foi preciso fazer uma intervenção para evitar futuros problemas ainda maiores.
“A área não tem acesso a veículos de grande porte. Foi preciso abrir uma via para dar a passagem aos caminhões com o material utilizado na recuperação das margens da grota. Já fizemos a delimitação da área a ser feita a recuperação e já iniciamos o trabalho”, disse Túlio Rosemiro.
Antônio Carlos Carvalho, o Carlão do som, morador da Folha 16 há 35 anos, disse que o problema é recorrente e todos os anos os moradores sofriam bastante com os alagamentos.
“Aqui na verdade sofremos há 35 anos com isso aqui, mas desde o ano passado já chegaram muitas melhorias, inclusive o asfalto. No período do inverno nós sofremos muito, mas agora acredito que vai resolver o problema. Os moradores não tinham mais como entrar com os veículos e agora está sendo feito”, disse Carlão.
Vitória Fernandes de Sousa, mora na quadra 3 da Folha 16 há 10 anos, e conta que no período de chuva era bem díficil a situação dos moradores. “Já chegou a chover bastante que alagava as casas e aparecia as cobras e outros bichos e agora com estes trabalhos a nossa vida vai melhorar”, disse a jovem Vitória.
Segundo Túlio Rosemiro, não há previsão para finalizar a obra de contenção das margens da grota Sucuri. As obras estão ainda no início, mas pretendemos com esse trabalho evitar futuros problemas que tendem ameaçar as residências”, explicou.
O telefone para denúncias junto ao Departamento de Postura é (94) 99155-2425
Para saber mais sobre o código de postura do município, veja o documento:
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio