Postura: Urbanização da grota da Nova Marabá entre Folha 20 e Folha 28 avança a cada dia
Os serviços de urbanização da Grota da Nova Marabá, no trecho entre a Folha 20 e Folha 28 seguem avançando dia a dia. A disposição das placas de concreto nas laterais da grota já se estendeu até o trecho onde ficará a segunda ponte que ligará a Quadra 06 da Folha 28 à Folha 20.
“Esse foi o grande avanço que tivemos nesta última semana. Essa parte mais baixa das placas é porque ali será feita a ponte que ligará essas duas ruas, trazendo mais acessibilidade ainda para a população dessa área”, destaca Túlio Rosemiro, coordenador do Departamento do Código de Postura do município.
Além da acessibilidade, o projeto também visa trazer mais segurança aos moradores que moram próximo a grota e evitar possíveis alagamentos. Cada lateral terá a altura de 3 metros para impedir a ampliação do processo de erosão e evitar que seja atingida a estrutura das residências.
A obra foi iniciada em maio e tem previsão de término para outubro. O local já passou por escavação e segue com as obras de drenagem e urbanização, com a distribuição de aproximadamente 400 placas em concreto, medindo 2,5m x 1,5m nas duas laterais da Grota.
“Neste local havia um histórico de alagamentos. Com as intensas chuvas, o canal transbordava em consequência do lixo que é descartado na Galeria e as manilhas não suportavam a força da água. Nós agora retiramos as manilhas e estamos abrindo ainda mais a cava para receber uma quantidade maior de vazão d’água”, explicou Rosemiro.
A obra irá contemplar um percurso de aproximadamente 235 metros, da ponte que liga as Folhas 22 e 28 até a pista que separa a Folha 28 da Folha 27.
Durante o serviço, as equipes de Prefeitura também realizam a retirada de lixos e entulho das grotas e fazem o apelo para que os moradores não descartem seu lixo no local. “É uma questão de higiene e cuidado. Independente das condições melhorarem, é importante que se tenha o respeito e educação para dar o descarte correto sempre”, completa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento e Arquivo Secom