Semma: Projeto “Praia Linda, Praia Limpa” comemora resultados
O Projeto “Praia Linda, Praia Limpa”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recolheu no período de 30 dias de ações em julho, quase uma tonelada de lixo na praia do Tucunaré (917 kg).
Os integrantes do DEA montaram um esquema de trabalho que contou com a participação de parceiros, como os próprios barqueiros e vendedores que trabalham na praia, além de outros órgãos, a exemplo, a Secretaria de Turismo, Conselho de Turismo e Indeva (Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental).
“Esse projeto foi criado no DEA e para nós foi um sucesso, porém lamentamos não chegar a todas as pessoas, pois trabalhar com a sensibilização ambiental é muito difícil e as pessoas jogam o lixo que produzem no rio, como garrafas pet, latinhas de cerveja e o que dá pra gente buscar nós recolhemos, mas ao final conseguimos arrecadar bastante resíduos”, explicou Socorro Lins, Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental.
O projeto consistiu na distribuição de sacolas para o recolhimento do lixo e o trabalho de conscientização das pessoas em não deixar o lixo produzido em qualquer ponto da praia. Para isso, foi confeccionado um Tucunaré gigante de bambu, que serviu de ponto de recolhimento desse lixo e de troca de resíduos por brinquedos, totalizando a entrega de 700 brinquedos.
Todo lixo recolhido foi vendido para uma empresa especializada em reciclagem e o dinheiro arrecadado será destinado ao projeto EcoPet, que cuida de animais de ruas. “Foi a contento e queremos agradecer os nossos parceiros, pois nos ajudaram a entregar as sacolinhas para os banhistas e também conversar com os turistas para a questão da preservação ambiental e acho que conseguimos nosso objetivo”, avalia Socorro Lins.
As ações do projeto ainda foram finalizadas, no próximo sábado, dia 6, a equipe do DEA fará a entrega da premiação ao vendedor com a barraca mais organizada e mais limpa da praia. “Acredito que fizemos nosso papel, mas lamentamos que ainda muitas pessoas não respeitam o ambiente onde elas procuram lazer e acabam deixando muita sujeira”, desabafa Socorro Lins.
Confira outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação Semma