Saúde: Marabá vai implantar o “Pré-Natal Pai Parceiro”
Em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começará um novo programa de saúde voltado para a saúde dos homens, o Pré-Natal Pai Parceiro. O programa será implantando, inicialmente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Barreto, em Morada Nova, que é destaque no programa Previne Brasil do Governo Federal, devido ao quantitativo de mulheres atendidas no pré-natal.
“Nossa intenção é ter esse projeto piloto, a partir de agosto, na Carlos Barreto, e se tudo der certo, levar para todas as outras Unidade Básica de Saúde ainda esse ano, inclusive zona rural”, explica Helane Moreira, coordenadora da Saúde do Homem da SMS. Atualmente, há aproximadamente 50 gestantes sendo acompanhadas na UBS Carlos Barreto.
A ideia é levar o homem para acompanhar o pré-natal da criança dentro do período gestacional da mãe e já incluí-los dentro dos outros tipos de atendimento voltados ao homem. “É bem válido porque captamos esse homem para dentro da UBS para cuidar da sua saúde, fazemos a orientação também com testes rápidos e todo tipo de atendimento que o homem necessitar”, esclarece.
Para isso também serão realizados atendimentos noturnos uma vez por semana, das 18h às 22h. “O projeto de atendimento noturno, vamos ver se vai funcionar, para desafogar o hospital e fornecer esse acesso via UBS para as pessoas que têm mais dificuldade de vir no horário de funcionamento normal das UBSs, como nas comunidades carentes é mais comum o homem trabalhar. Esse atendimento no período noturno visa facilitar essa logística”, esclarece Matheus Lemos, coordenador do Estratégia Saúde da Família (ESF), ressaltando que essa é uma forma de levar para dentro da UBS outros cuidados.
“Não será somente uma conversa, eu vou solicitar os exames ao parceiro, fazer testes, verificar vacinas, doenças além de orientar no acompanhamento da gestação. A partir do momento que temos eles na UBS, fornecemos o atendimento especializado em relação à testagem, consulta e orientação. Ainda há o tabu em relação o homem procurar essa ajuda. A gente trata a mulher, mas temos um parceiro que convive, se a mulher tem sífilis, por exemplo, temos que testar e orientar os dois” reitera.
Capacitação
Visando preparar os Agentes Comunitários de Saúde para atrair esse público, foi realizada uma capacitação na quinta-feira (21), no Tribunal de Contas do Estado do Pará, com representantes da SMS e da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
“Pensamos em um momento com os ACSs porque são eles que fazem essa ponte com os usuários. A importância da busca ativa para que esses usuários homens possam cuidar da sua saúde com atenção maior”, explica Diego Cotrim, coordenador da Saúde do Homem da Sespa.
Ele explica também o conteúdo da capacitação. “Trouxemos hoje duas temáticas, sobre acesso e acolhimento, sensibilizando o profissional da importância de contribuir para diminuir as barreiras criadas por esse público e também explicar como funciona o o Pré-Natal do Parceiro e a importância dele acompanhar a parceira e manter sua saúde”, completa Diego.
O ACS Edval Alves, da UBS Hiroshi Matsuda, aprovou o conteúdo da capacitação. “Estamos iniciando esse treinamento, que é uma coisa nova para o município. Com responsabilidade e cuidado para parte masculina, porque realmente há muito programas ligados a crianças, idosos e gestantes e esse é um programa novo para cuidar do homem. Estamos adquirindo conhecimento agora para levar para frente essa proposta. Achei muito interessante” ressalta.
Edval é responsável pela cobertura da Folha 06, realizando visitas em torno de 500 famílias na sua área. Entenda como funciona o trabalho dos ACS clicando aqui.
O coordenador da Saúde do Homem da 11º Regional, José Andrade Sampaio Junior, ressalta como essa mudança tende a amenizar vários problemas encontrados no dia a dia. “Essa ideia de buscar o pré-natal do parceiro vem contribuir muito. Vai a mulher e o homem, que também pode levar uma doença para casa. Tende-se a proteger mais a família, incluindo o homem a mulher e o bebê. Outras questões de saúde como glicemia, diabetes, hipertensão, pressão arterial que ele pode fazer o controle também, dando o pontapé inicial através do pré-natal da parceira”, conclui.
Confira aqui outras fotos:
Texto e fotos: Osvaldo Henriques