PREFEITURA ENTREGA VEÍCULOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CONSELHO TUTELAR
Na manhã desta quinta-feira (01), na sede do Comitê Municipal do Programa Bolsa Família, o prefeito Tião Miranda entregou 4 veículos novos, sendo três camionetes Triton L200 para uso dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e um HB20 para o Conselho Tutelar do núcleo Cidade Nova.
As camionetes foram adquiridas com recurso do Fundo Nacional de Assistência Social, órgão do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e serão utilizadas no serviço de atualização e inclusão de famílias no Cadastro Único de Benefícios Sociais (CadÚnico), na cidade e no campo.
Enquanto o HB20, proveniente do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Emprego, resultou de emendas parlamentares estaduais dos deputados Dirceu Ten Caten e Eliane Lima, será destinado exclusivamente em serviço do Conselho Tutelar.
De acordo com Benezilda Pereira Lima (Bena), coordenadora do Programa Bolsa Família (PBF), os veículos ora recebidos serão de suma importância no trabalho na zona rural, onde boa parte das famílias em situação de vulnerabilidade não constam no CadÚnico e muito menos no Bolsa Família e outra parte precisa da averiguação de cadastro.
Bena cita como exemplo a região do Contestado, na divisa com o município de Parauapebas, onde existem 26 PA’s pertencentes a Marabá, com um total de 1.780 famílias assentadas e que talvez nem a metade daqueles que carecem desse apoio do governo estejam cadastrados.
Depois de saudar vereadores, secretários e servidores presentes ao evento, o prefeito Tião Miranda elogiou a parceria entre a Prefeitura de Marabá e os três conselhos tutelares e disse que estava feliz por entregar mais essa leva de veículos, que vai beneficiar principalmente a Assistência Social, a quem está ligado o PBF com seus mais de 13 mil usuários.
O prefeito fez um breve balanço de sua gestão, destacando em especial a saída “definitiva”, na quarta-feira (28), do município como devedor no Cadastro de Convênios, o CAUC, que impedia, há cerca de três anos, a celebração de novos acordos com as esferas superiores.
“Com isso estamos livres para conseguir mais recurso para Marabá”, disse Tião, lembrando que 2017 foi um ano ruim para o município, mas a situação mudou. Agora, a capacidade de investimento está bem melhor.