PREFEITURA JÁ REALIZOU MAIS DE 400 CIRURGIAS ELETIVAS EM MENOS DE 30 DIAS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade, está avançando nos atendimentos das cirurgias eletivas no município. Desde o início do mês até ontem (18), já haviam sido realizadas 442 cirurgias (oftalmológicas, laqueaduras e outras especialidades). Desde que foram retomadas, em outubro desse ano, já foram feitas 630 cirurgias. O objetivo é fechar o ano com 839 procedimentos concluídos. Só as cirurgias de catarata já somam um total de 265 procedimentos.
As cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que podem ser previamente agendadas, sem caráter de urgência ou emergência, acontecem em diversos pontos, de acordo com as especialidades. Segundo a diretora do departamento, Dármina Duarte, as cirurgias estavam paralisadas no município desde 2012.
“Temos uma demanda reprimida de 8 mil cirurgias, sendo que tem pacientes no sistema de 2012”, observa Dármina, afirmando que o maior número corresponde às hérnias de diversos tipos: epigástrica, umbilical e inguinal. E também tem grande volume de colecistectomia e histerectomia.
Os procedimentos estão sendo realizados nos hospitais: Materno Infantil (HMI), Municipal (HMM), Santa Terezinha e nas clínicas credenciadas (CVC, Instituto da Visão e Vision).