Educação: Semed prepara Dia D da Família na Escola para 7 de maio
Após dois anos de pandemia da covid-19 e com o aumento da flexibilização das medidas de contenção ao coronavírus, as escolas iniciam a retomada de eventos comunitários. No próximo dia 7 de maio acontece no município de Marabá o Dia D da Família na Escola.
O professor Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de Ensino Urbano da Secretaria Municipal de Educação, lembra que há mais de oito anos a Prefeitura de Marabá realiza o Dia D da Família na Escola, evento definido em calendário anual. A ideia é levar os pais a um ambiente de co-responsabilização, sensibilizando-os da importância de contribuir com o processo de recomposição da aprendizagem, severamente prejudicado em razão da pandemia.
“Este é um momento de conscientização e reflexão, uma oportunidade dos pais terem contato com a produção escolar dos filhos. É importante ressaltar que o dia D é comemorado em todo o país por orientação do Ministério da Educação. Em cada ano é sugerida uma ideia de tema gerador sobre o qual a Secretaria de Educação e as unidades escolares se organizam e confeccionam cartazes, banners, camisetas e adesivos”, explica.
Este é o primeiro evento, além das aulas, que a SEMED fomenta nas escolas. De acordo com Fábio, o Dia D irá abranger 206 unidades escolares do município, incluindo zona urbana e campo, envolvendo alunos da educação infantil, ensino fundamental do 1º ao 9º ano e também turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A programação conta ainda com uma ação de conscientização no dia 6, sexta-feira, onde serão realizadas blitz em pontos estratégicos de Marabá. Veículos serão adesivados e o convite se estenderá as famílias que não tem filhos nas s escolas municipais. Este ano, o Dia D ocorre na véspera do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, 8. Fábio ressalta que, embora a homenagem às mães faça parte da cultura escolar, o dia é importante para abranger além dessa figura – que é importantíssima – e abraçar as demais configurações familiares. “Até porque nem todas as crianças moram com suas mães. Alguns residem com os pais, outros com os avós ou tios. Então é o dia de trazer a família para a escola”, conclui. Apresentações culturais e esportivas, jogos, são algumas das intervenções presentes na programação de cada escola.
Arley Oliveira, diretora de Ensino do Campo, garante que as escolas localizadas nas comunidades rurais também farão programação especial no dia 7 de maio para aproximar ainda mais os pais da comunidade escolar. “É um dia que valoriza e fortalece os laços entre a escola e a família. Que toda a comunidade escolar possa aproveitar esse dia para reforçar esses laços, tornando o processo de ensino e aprendizagem ainda mais completo”, destaca.
A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, enfatiza a importância da participação ativa das famílias no cotidiano da vida escolar de seus filhos. “Essa parceria se faz cada vez mais importante e necessária. Quanto mais a escola amplia suas estratégias e capacidade de comunicação, fortalecendo essa parceria com a família, maiores também serão as chances de um melhor processo de ensino-aprendizagem”, diz.
SAIBA MAIS
O primeiro Dia Nacional da Família na Escola aconteceu em 24 de abril de 2001, surgindo após os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica serem divulgados. A pesquisa mostrou que as notas melhoraram e a evasão escolar diminuiu entre os alunos, que os pais acompanhavam o desenvolvimento. Cada escola define o seu planejamento e tem apoio da Secretaria de Educação e da comunidade.
Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Arquivo