PREVENÇÃO DE ALAGAMENTOS: OPERAÇÃO ABRE MAIS SEIS FRENTES DE TRABALHO
A prefeitura intensifica a desobstrução dos pontos críticos verificados durante as chuvas de maior volume de precipitação, com destaque para as ocorridas nos dias 11 e 04 de novembro, que provocaram as maiores enxurradas este mês. Hoje, 27, aquela secretaria cuida da prevenção de alagamentos urbanos em seis frentes: Folha 29, próximo a BR 222; Folha 28, Rua Piauí, São Félix, Morada Nova e na Folha 17.
Na Folha 17, a enxurrada numa área baixa está causando transtorno em função de muro que obstrui o vertedouro. Máquinas e homens trabalham na limpeza das margens de uma grota que passa naquele local.
Segundo a comerciante Emanuele Gonçalves, moradora da Folha 17, seu comércio não chegou a alagar, mas a vizinhança que mora nos fundos de sua casa, por ser área mais baixa, tem sofrido com as últimas chuvas. “O problema deve ser em consequência da construção de um muro que obstrui a passagem da água”.Florinda Ribeiro da Silva, vizinha de Emanuele pelo lado esquerdo da vertente, afirma que quase em todas as chuvas a água invade sua moradia. “Nas últimas chuvas grandes, a água chegou acima do meu joelho”.
Já no distrito de Morada Nova, na última semana, a Prefeitura limpou pela segunda vez a Grota da Feirinha, em toda sua extensão urbana. Os moradores garantem que a vazão das cheias acontece com normalidade.A estudante Gleiciane Pedroza, residente às margens da Grota da Feirinha, garante que esta foi a segunda limpeza do canal só este ano, mas há um problema crônico que nada tem a ver com a Prefeitura, que é a falta de fossas sépticas. “Tem vizinho que canaliza suas fezes direto para a grota, resultando em mau cheiro para os moradores, principalmente quando não chove”.
Por sua vez o vaqueiro Francisco Eudes, afirma que sem a limpeza a grota transborda, o que não aconteceu nas chuvas deste mês.A mesma equipe prossegue limpeza de valas no bairro Colhão, em Morada Nova, às margens da BR 222.
Na Folha 29, próximo a BR 222, a Semsur faz limpeza de valas, preventivamente. São cerca de 300 metros de vala a céu aberto, próximo à Revemar Moto Center; e outros 200 metros, já limpos, aos fundos do Supermercado Colina.Prossegue hoje, 27, retirada de tubulação entre as Folhas 20 e 28, trabalho iniciado na sexta-feira, 24, em 150 metros da Grota Criminosa. Naquele trecho a grota voltará a vala a céu aberto, objetivando dá maior vazão ao grande fluxo de água.