Procon: Campanha #DesligueOTelefone alerta para golpes pelo celular
Cuidado com os golpes através de ligação ou WhatsApp. Nunca Bancos ou operadoras de cartão de crédito entram em contato solicitando informações pessoais
O Procon Marabá realizou na manhã desta quinta-feira, 16, distribuição de material informativo para estudantes do 6º ao 9º ano sobre os cuidados com os golpes por telefone. A equipe do órgão esteve em algumas escolas do município, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pequeno Príncipe, na Folha 26.
A coordenadora do Procon Marabá, Zélia Souza, explica que tanto o banco quanto as operadoras de cartão de crédito não entram em contato por ligação ou WhatsApp solicitando informações de dados pessoais.
Ela ressalta a importância de informar esse público escolar diante do número de fraudes e golpes registrados junto ao órgão. Levar informação a esse público é essencial para alcançar pessoas mais velhas da família desses estudantes.

“A campanha é de extrema importância tendo em vista o número de fraude que o Procon Marabá tem recebido. A gente percebe que o consumidor marabaense tem caído, tem fornecido seus dados pessoais. O papel do Procon é esse também, trabalhar de forma educativa porque esse público é muito antenado. São crianças e jovens que conseguem pegar muito rápido a informação e conseguem levar também essa informação. A gente acredita que esse público vai levar adiante, que vai ficar esperto ao receber uma ligação”, pontua a coordenadora.
A estudante do 9º ano, Marjory Dominik Araújo, 14 anos, acompanhou as informações da equipe do Procon. Segundo ela, as orientações foram importantes.

“Eu achei fundamental, muito boa, ajuda as pessoas a não sofrerem golpes. Basicamente, foi bastante produtivo, aprendi bastante. Agora sei que os bancos não ligam ou mandam pessoas”, destaca a estudante.
O diretor da Escola Pequeno Príncipe, Antônio Luiz Soares, compartilha que recentemente caiu em um golpe por WhatsApp. Para ele, é importante difundir essas informações para os estudantes.

“Qualquer informação para o adolescente que acrescente é interessante. Comigo mesmo aconteceu essa semana e eu fui checar, era um golpe via WhatsApp. Os estudantes são muito mais ligados ao ambiente virtual do que os próprios pais. Eles compartilham as informações com os pais e com os servidores. É importante que esse trabalho seja feito nas escolas para atingir esse público que é quem está mais tempo ao telefone”, declara o diretor.
No material informativo, os estudantes recebem orientações de como identificar ligações que são golpes e também são aconselhados a desligar o telefone imediatamente, que valem também para contatos pelo WhatsApp e e-mail.
Caso o golpe se concretize, os estelionatários podem realizar empréstimos sem autorização da pessoa, a partir do momento em que ela fornece seus dados.
A campanha passou também pelas Escolas Geraldo Veloso e Doralice Vieira. A próxima escola que será beneficiada será a Escola Anísio Teixeira.





Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos