Procon: Órgão realiza fiscalização durante a Black Friday
Nesta sexta-feira, 24, acontece a esperada Black Friday, o dia do ano em que o setor de comércio oferece preços em promoção para o consumidor. Mas, para garantir que o público consumidor não caia em golpes e descontos artificiais, as equipes do Procon Marabá realizarão a fiscalização em lojas para verificar os preços da promoção.
O órgão estará com equipes nos núcleos Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira, com foco principalmente em lojas que vendem móveis e eletrodomésticos. A coordenadora do Procon Marabá, Zélia Lopes, explica que o órgão fez uma pesquisa prévia de preços para subsidiar a operação de fiscalização.
“Nós já temos uma planilha e desde outubro estamos monitorando os preços locais. Na sexta, estaremos em campo fiscalizando, fazendo essa comparação de preço para verificar se realmente houve esse desconto tão esperado, que o consumidor almeja”, ressalta a coordenadora.
A orientação é que o consumidor esteja atento à escolha do produto, à modalidade do pagamento, número de parcelas, se o valor que consta na exposição é o mesmo na hora de passar no caixa e se ele atende às necessidades que procura. O Procon também informa que as garantias do produto permanecem as mesmas e que o consumidor deve assegurar seus direitos diante de qualquer intercorrência.
“Se o consumidor também está monitorando e chegou no dia da ação, verificou que não houve nenhum desconto, que é só uma publicidade enganosa, ele deve denunciar para ajudar outros consumidores. Ele deve denunciar no Procon, o órgão vai autuar como publicidade enganosa”, reitera Zélia Lopes.
O auto de infração pela prática abusiva é acompanhado de multa, que pode variar entre R$ 1000 e R$ 90.000 reais, dependendo do grau da infração.
Serviço
Para denúncias em geral e relacionadas a Black Friday, o Procon Marabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e fica localizado na Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira. O telefone para contato é (94) 981375603. O e-mail é: procon@maraba.pa.gov.br.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Divulgação