Procon: Órgão alerta para golpes por e-mail
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Marabá – Procon – alerta para um novo golpe que tem sido notificado nas últimas semanas por consumidores junto ao órgão. Os criminosos enviam um e-mail para pessoas jurídicas afirmando que uma queixa foi realizada por um consumidor referente ao serviço prestado pela empresa.
O e-mail apresenta informações como razão social, CNPJ e endereço da empresa pertencente à pessoa que recebeu o e-mail, informando que o representante tem 10 dias para comparecer à sede do Procon para ter mais informações.
No entanto, o e-mail também oferece um link em que o representante pode ter acesso ao registro da notificação. É aí que está o perigo. A Coordenadora do Procon em Marabá, Zélia Lopes, ressalta que o órgão não faz contato por e-mails.
“Nenhum Procon no Brasil envia link para você acessar e ali ser hackeada toda a sua vida financeira e pessoal. A gente alerta e tem batido na tecla: Procon não envia link. Fica o alerta para a população marabaense. Tudo o que você receber mandando acessar um link, desconfie. Não forneça dados em links por e-mail, mensagem ou WhatsApp”, alerta.
A notificação do Procon tem uma parte eletrônica, mas que só é disponível para quem tem cadastro na base de dados do site do Procon a nível nacional, ou seja, somente as partes envolvidas podem ter acesso aos processos. “Recebeu o e-mail, deleta, não abra. Esse é o procedimento correto. Que a população fique alerta quando receber qualquer conteúdo que mande acessar qualquer link. Sem medo de errar, é golpe”, reitera a coordenadora.
Quando não há esse cadastro na base de dados, a notificação é realizada de maneira presencial com o processo impresso.
Serviço
Mais informações por meio dos canais de contato do Procon Marabá:
Telefone: (94) 981375603
Email: procon.maraba@procon.pa.gov.br
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos