Procon: Órgão de Proteção ao Consumidor realizou quase dois mil atendimentos em 2019

O Procon de Marabá realizou um total de 1905 atendimentos em 2019, sendo que cerca de 12 empresas receberam entre 10 e 19 reclamações e outros 15 estabelecimentos contabilizaram de seis a nove atendimentos.

De acordo com Zélia de Souza, coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, parte significativa de consumidores obteve resposta preliminar favorável dos fornecedores. Quando isso não acontece é aberto processo e agendamento para posterior busca de conciliação, ou seja, quando o Procon intervém entre as partes na busca de solução.

A importância do Procon nesse processo é inicialmente acolher o consumidor e, em seguida,  chamar o fornecedor para que se resolva o problema. O que em muitas situações, diante da fragilidade do cliente, uma negociação direta seria mais difícil e, às vezes, onerosa.

Ranking de Fornecedores no Atendimento

Nesta terça, 07 de janeiro, o Procon Municipal de Marabá emitiu o Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamações 2019, com destaque para as 50 empresas com o mínimo de cinco ocorrências no ano. Novamente a concessionária de energia elétrica do Estado, agora denominada Equatorial Energia, liderou o número de ocorrências, em seguida ficaram as operadoras telefônicas, algumas agências bancárias e a Companhia de Saneamento do Pará. Confira:

Empresa Total de Reclamações %
01 EQUATORIAL ENERGIA 707 37,11
02 TELEFÔNICA BRASIL S/A 79 4,15
03 TELEMAR NORTE LESTE S/A 45 2,36
04 BANCO IBI S/A – BANCO MÚLTIPLO 36 1,89
05 OI MÓVEL S/A 32 1,68
06 SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA 29 1,52
07 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 28 1,47
08 COSANPA 24 1,26
09 BANCO BRADESCO S/A 23 1,21
10 TIM CELULAR S/A 23 1,21

Texto e fotos: João Batista

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