Procon: Programa Renegocia ajudará inadimplentes a quitar dívidas
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai dar início na próxima segunda-feira, 24, ao Renegocia! Trata-se de um mutirão de ações do governo federal para a negociação de dívidas dos consumidores que estão enfrentando dificuldades financeiras.
As negociações serão coordenadas localmente por mais de 900 Procons, Defensorias e Ministérios Públicos nos 26 estados do país e no Distrito Federal e tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.
Esta semana, o governo já havia lançado o Desenrola Brasil, com potencial de limpar o nome de 1,5 milhão de brasileiros e renegociar dívidas bancárias que podem envolver 30 milhões de brasileiros.
A diferença entre os dois programas é que, no caso do Renegocia! não há limite de renda ou do valor da dívida. Além disso, estarão incluídas além dos débitos com as instituições bancárias, as dívidas com comércio, concessionárias de água, luz e telefonia.
Em Marabá, a ação será realizada presencialmente na sede do Procon, localizado na Rua 5 de Abril (Praça Duque de Caxias), Marabá Pioneira, de 24 de julho a 11 de agosto, das 8h às 13h.
O programa será executado em três etapas e neste momento, a renegociação vale apenas para a faixa 2 do programa, ou seja, para pessoas com renda mensal de dois salários até R$ 20 mil e cujas dívidas foram inscritas em cadastros de inadimplentes.
Para a coordenadora do Procon de Marabá, Zélia Lopes, a ação é de extrema importância tendo em vista o número de brasileiros endividados.
“É um momento de tentar limpar o nome e passar a ter crédito”, argumenta.
Confira as principais diferenças
Desenrola Brasil
– Poderão ser negociadas dívidas de até R$ 5 mil e a renda do consumidor não pode ultrapassar 20 mil reais;
– Apenas dívidas bancárias;
– As instituições financeiras farão contato com o consumidor.
Mutirão Renegocia!
– Acompanhamento pelos dos órgãos de defesa do consumidor;
– Dívidas bancárias e não bancárias;
– Sem restrições de valores de dívida e também de renda pessoal.
Anexo: Regras do Programa Renegocia!
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Arquivo