PROCON: PROJETO “LINHA DIRETA” VAI PERMITIR RECLAMAÇÕES DA CELPA DIRETO NO PROCON
Foi criado pela Celpa o procedimento denominado “Linha Direta”, um canal de comunicação online entre aquela concessionária e o Procon, visando facilitar a demanda de reclamações diversas referentes ao consumo de energia elétrica. Desta forma, em vez das idas e vindas à Celpa, o consumidor deve reclamar diretamente do Procon.
Segundo a gerente do Procon, Maria Zélia de Souza, o consumidor, se não quiser, não precisa mais ir à Celpa. Vem ao Procon, faz sua reclamação, que é imediatamente enviada à Celpa, que a analisa no seu setor jurídico. “O procedimento já funciona e tem média de sete reclamações/dia, com aproximadamente cinco acordos”.
No entanto, o serviço está em análise para ver se realmente é interessante para o consumidor. No decorrer da experiência serão criadas novas formas de controle, visando aprimorar o feedback entre o Procon, Celpa e Consumidor, ou seja, vai checar o grau de satisfação entre as partes.
“A política do Procon é buscar melhorias no serviço e qualidade do produto, com objetivo de atender as necessidades do consumidor”, observa Zélia, lembrando que, enquanto não houver solução de uma pendência (reclamação) gerada, a Celpa não poderá cortar o fornecimento de energia ao reclamante.