Procon: Servidores participam de treinamento para aperfeiçoar atendimento
O treinamento tem foco em orientações sobre fatura de energia, pois se trata da maior demanda diária do órgão
Nos dias 11, 12 e 13 servidores do Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) local e também dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Redenção, participam de um treinamento, no auditório da Prefeitura, realizado pelo Procon estadual, com sede em Belém. O treinamento é focado em orientações sobre fatura de energia, pois se trata da maior demanda diária dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Segundo a advogada Zélia Souza, coordenadora do Procon, é de extrema importância esse treinamento, que é geralmente sediado em Belém, no Procon estado. “Mas dessa vez conseguimos trazer para o nosso município essa qualificação e alguns municípios vizinhos para participar, porque existem mudanças, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está sempre orientando o procedimento, tem pareceres dela que precisamos estar atualizadas, principalmente na maior demanda que é o do município, o maior problema”, explica a advogada, complementando a extrema importância da qualificação.
Todos os dias, o Procon tem de 4 a 5 audiências, cuja pauta é a Celpa (Centrais Elétricas do Pará). A assessora técnica do Procon, Elizângela Macedo Sena, participante do evento, declara que, o treinamento esclarece questões relacionadas ao atendimento.
“Consumidores sempre chegam com muitas dúvidas para buscar algo, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), entre outras taxas do governo”, destacou Elizângela.
Os participantes estão tirando dúvidas para passar para o consumidor, ampliando o conhecimento e treinamento. “Aprendi muito e anotei tudo. Vamos tirar todas as dúvidas do consumidor agora de forma mais esclarecedora”, explicitou a servidora.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio Santos