Educação: Professores da rede pública debatem desafios da educação indígena em Marabá
Da educação infantil ao ensino de jovens e adultos, os indígenas estão presentes nas salas de aula de toda a rede pública de Marabá. A fim de contribuir com os processos de inclusão e acolhimento desses alunos nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta terça-feira, 30, uma formação para professores e coordenadores pedagógicos que atuam com esse público.
A programação foi realizada no auditório da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, com a participação de duas indígenas doutoras na área: a antropóloga Rosani de Fátima Fernandes, que é fundadora e vice-presidente da Associação dos Professores Indígenas do Sul e Sudeste do Pará (APISSPA), e Concita Guaxipiguara Sompré, da aldeia Kyikatêjê (Gaviões).
Segundo a coordenadora da Educação Escolar Indígena, Francisca Barros Gama, nessa primeira formação em rede a proposta é esclarecer conceitos e preconceitos em relação aos povos indígenas e, assim, desconstruir esse imaginário.
“A educação escolar indígena tem que partir da cultura do aluno. Essa formação voltada para os professores é nesse sentido. Para eles aprenderem do mundo do aluno, esse contexto da educação escolar indígena e da cultura dos povos indígenas, para poder receber melhor esses alunos”, explica a educadora.
Até o final de 2023, outras duas formações devem ser realizadas pela Semed com o objetivo de possibilitar reflexões que ajudem professores e coordenadores pedagógicos a ampliar a percepção acerca da diversidade étnico-cultural dos povos indígenas.
Centro Pedagógico
Em Marabá, os indígenas matriculados na rede pública de ensino frequentam a escola no período normal e, no contraturno, contam com suporte no Centro Pedagógico localizado na Marabá Pioneira. O espaço é destinado ao ensino da Língua Portuguesa de pessoas que não são fluentes no idioma e, por isso, precisam de suporte linguístico pedagógico.
Texto: Aretha Fernandes
Fotos: Secom