Professores Fora de Série: Polivalente, Sônia Maria Gomes leva conhecimento de três disciplinas aos seus alunos
Há 22 anos a professora Sônia Maria Gomes, 50 anos, compartilha conhecimento com alunos da rede pública. Licenciada em Letras se dedica ao ensino de Artes e Inglês no ensino fundamental e também Língua Portuguesa no ensino médio. O inicio da carreira docente foi direcionado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Atualmente ela faz parte do quadro de docentes das escolas Pequeno Príncipe, Paulo Freire e Elinda Simplício Costa.
“Ingressei no município como professora de Língua Portuguesa, mas foi no período em que o inglês passou a ser obrigatório e quem era de Letras e cursava o curso de inglês como eu, eles [Semed] lotaram na área de inglês. Já tenho 22 anos lecionando Inglês e Artes, mas trabalhei com Língua Portuguesa também no fundamental”.
Para Sônia Maria a docência não foi algo almejado desde sempre. Antes de ser professora ela atuou na área administrativa. Foram as opções na universidade que a levaram ao curso de Letras, mas logo a professora se identificou com o ofício de ensinar.
“A Educação representa um estilo de vida que traz desafios a cada dia, principalmente no período em que estamos vivendo. Representa alegria em poder participar da educação de pessoas. É um dos grandes motivos. Você olhar e ver que você fez parte pra vida, para o crescimento de um indivíduo, embora tenha os percalços, ossos do ofício, mas no fim é gratificante.Para nós professores é importante ver o aluno vencendo as etapas”, enfatiza Sônia Maria.
A professora transmite calma na voz e diz que procura manter uma relação de amizade com os seus alunos. Com isso é mais fácil encarar os desafios da sala de aula. Para ela os maiores são mesmo com a condução do ensino. Três disciplinas diferentes para planejar e trabalhar com os alunos.
“Procuro manter uma relação também de compromisso e responsabilidade frente ao ensino e aprendizagem deles. Eu nunca tive grandes conflitos. O meu maior desafio foi ensinar inglês, eu tinha acabado de me graduar em letras e logo eles me colocaram, fiquei meia temerosa, pois eu também estava num processo de aprendizagem. Aprendia e passava. Mas depois fluiu. Hoje tenho bastante experiência. É muito eclético, porque ao mesmo tempo eu trabalho o português, o inglês e as artes. Às vezes dá trabalho elaborar todos os planos”, descreve ela sobre a rotina.
Em sua trajetória profissional, a professora Sônia Maria contabiliza as conquistas por meio da docência.
“Na área profissional, já fiz uma pós-graduação em linguística. Passei em dois concursos para os quais me inscrevi. Eu consegui muitas coisas. É com esse salário que sustento minha família. Eu tenho casa própria, tenho um meio de transporte, tá fluindo. Eu me sinto realizada como professora. Estou na reta final, logo mais daqui a uns 3 anos, eu já entro com a aposentadoria. Cumpri a minha missão, contribui com a formação de vários profissionais. A gente se sente realizada quando vê aquela pessoa que passou por nossas mãos crescendo nos estudos e profissionalmente” destaca.
Mas as realizações também aconteceram lado a lado na vida pessoal. O filho mais velho, Henrique César, de 23 anos, é geólogo. Já a Júlia Rebeca, de 15, está se preparando para entrar na universidade. Para o futuro, a docente projeta novos horizontes.
“Nesta jornada como professora, até aqui o senhor me ajudou. Foi um longo caminho, passei por momentos difíceis, mas todos foram superados. Me sinto feliz, muito bem. Eu penso na pós-aposentadoria, fazer o curso em outra área. Gosto muito de designer, dessa área”, revela Sônia.
Para os alunos e colegas que estão ingressando na docência a professora Sônia deixa palavras de esperança e motivação.
“A Educação é o único caminho que transforma e que faz a diferença na vida das pessoas. Para os estudantes: continuem nesse foco. Apesar das circunstâncias pelas quais nós estamos passando, é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos, a gente sabe da realidade, mas com fé possamos superar! E eu peço a todos que continuem firmes para mudar essa situação e vencer o desafio”, finaliza a docente.
Preparando alunos para novas etapas do conhecimento
Kailane Oliveira de Souza, 16 anos, teve contato com a professora Sônia Maria já no ensino médio, na escola Paulo freire. A adolescente descreve a professora como uma profissional cheia de qualidades e que tem contribuído gradualmente para o aprendizado dela também nas disciplinas de Português e Literatura. Atualmente, a jovem cursa o 3º ano e logo terá de enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio.
“É uma ótima professora, me ensinou muito! É uma pessoa paciente, inteligente, amável e respeitosa. Ela é nota 1.000. No 1° ano a matéria era o português, na qual ela ensinou regras do português, pontuação etc. Atualmente ela dá aula de literatura. Estudamos tópicos como o trovadorismo e classicismo. As palavras nunca serão o bastante para descrever e agradecer o conhecimento que ela tem me proporcionado” enfatiza a estudante.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento