SMS: Programação da Secretaria de Saúde homenageia dentistas na Câmara Municipal
Nesta terça-feira (25) foi comemorado o Dia do Odontólogo, em referência a data em que foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no país. Para homenagear estes profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção Básica e Coordenação de Programas Especiais, realizou uma programação especial na Câmara Municipal de Marabá, que contou com palestra sobre empreendedorismo e distribuição de brindes.
“Convidamos os profissionais de odontologia da rede, não somente o odontólogo, mas também auxiliares e técnicos de saúde bucal. Tivemos uma palestra ministrada pelo Doutor Delano e professor Almir Machado da Faculdade Uninorte. Falando sobre empreendedorismo e sobre o curso novo que chegou na cidade de odontologia”, explica Felipe Araújo, coordenador de Programas Especiais da SMS.
Durante a palestra foram dadas dicas para atuação na área, sobre empreendedorismo e sobre as leis que regem a odontologia no país. O professor Almir Machado também falou um pouco sobre a turma de odontologia iniciada em 2021, que será a primeira turma de odontólogos formada em Marabá.
“Palestra importante por falar de empreendedorismo para o ramo da odontologia. Contar um pouco da nossa história. No cenário atual o mercado de odontologia está em alta. Demos essas dicas. Acima de tudo um bate papo desconstruído e lembrando que daqui há 3 anos e meio Marabá receberá os primeiros odontólogos formados na cidade”, destacou.
Atualmente o município conta com 23 profissionais odontológicos e mais 22 técnicos e auxiliares de saúde bucal. Entre eles algumas especializações que são realizadas nas UBSs Laranjeiras e Hiroshi Matsuda. “Esses profissionais podem atender toda a rede. Por exemplo, no Zezinha não temos atendimento de canal, mas tem o clínico, ele viu que pode ser canal e referencia para o Hiroshi Matsuda e o odontólogo de lá recebe o paciente, faz o raio-x, pois temos esse equipamento lá também, e ele faz o tratamento lá”, destaca Felipe Araújo.
Ele destaca também que o município conta um laboratório de próteses na Unidade Básica de Saúde João Batista Bezerra, na Marabá Pioneira, e que também são realizadas constantemente ações na zona rural. “Marabá tem muitas UBSs também na zona rural e realizamos serviços lá com ações e também recebemos os pacientes na cidade”, ressalta, explicando que o acompanhamento odontológico durante a gestação também é destaque no município.
Por mês são mais de 1400 atendimentos odontológicos no município. O atendimento odontológico é realizado nos seguintes postos de saúde: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivácqua e Maria Bico Doce, em São Félix II; Mariana Moraes, no KM 07; Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Enfermeira Zezinha, na Folha 23; Crismu, Folha 33; Edvan Xavier, entre Araguaia e Nossa Senhora Aparecida; João Batista Bezerra (JBB), na Marabá Pioneira; Pedro Cavalcante, na Cidade Nova; Jaime Pinto, no Belo Horizonte; UBS Laranjeiras; Emerson Caselli, na Liberdade; e José Pereira de Araújo, no bairro da Paz.
O atendimento de odontologia também está presente no Programa Saúde na Escola com palestras aos alunos, aplicação de flúor e entrega de kits de escovação. “A odontologia é um dos sete indicadores do Previne Brasil, sendo o terceiro indicador e que possui peso 2. Temos trabalhado isso e nosso indicador subiu no último quadrimestre. Mostrando o quanto esses profissionais merecem todas as homenagens”, conclui Felipe Araújo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento